Agência Brasil
RIO DE JANEIRO - Na próxima quinta-feira, oito ministros do Esporte de quatro continentes iniciarão, no Rio de Janeiro, uma série de reuniões para traçar a agenda dos 6º Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa, que serão disputados no período de 26 de julho a 2 de agosto.
A informação foi dada neste sábado à Agência Brasil pelo secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Djan Madruga. Esta será a primeira vez que os oito países de língua portuguesa (Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) participarão da competição.
Os jogos serão abertos oficialmente no próximo sábado (26), durante solenidade no Estádio Célio de Barros, no Complexo Esportivo do Maracanã. O evento contará com disputas, já no domingo (27), de futebol, handebol, tênis e basquete, entre outras modalidades.
De acordo com Djan Madruga, os atletas que participarão dos jogos são todos jovens. É uma competição da juventude. Nós estamos falando de atletas de modalidades desportivas até 16 anos e para-desportivas até 20 anos , afirmou.
Na avaliação do secretário, o evento reforça a capacidade de organização do Rio de Janeiro para sediar grandes provas desportivas. É mais uma ação que mostra que o Rio de Janeiro está no caminho certo para a realização desses grandes eventos, sem dúvida .
Ele se mostra confiante em relação à disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2016 - o Rio de Janeiro é uma das cidades concorrentes. Eu tenho certeza que nós temos condições de fazer [sediar as Olimpíadas]. Estamos no caminho certo e mostrando essa competência .
O Rio de Janeiro foi escolhido também como sede dos Jogos Mundiais Militares em 2011. No ano passado, a cidade abrigou os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.
As provas dos 6º Jogos Desportivos acontecerão na Escola de Educação Física do Exército, no Forte da Urca; na Escola Naval; e na Praia do Leme; e também no Estádio Célio de Barros.