ASSINE
search button

Renatinho, ex-Santos, é registrado em clube uruguaio

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - O atacante Renatinho não é mais jogador do Santos. O atleta, que abandonou o clube há dois meses, recusando-se a cumprir um novo acordo com o time da Vila Belmiro, está vinculado ao CA Rentistas, do Uruguai. O contrato do atleta com o clube uruguaio consta no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), desde o dia 30 de junho.

Após o termino de seu primeiro contrato com o Santos no dia 7 de maio, deste ano, Renatinho deixou o clube alegando ser coagido a assinar uma prorrogação automática, mas conhecida como "contrato de gaveta", até maio de 2011. A renovação com o Santos chegou a ser registrada na CBF, pela diretoria santista.

Sendo assim, o empresário do jogador, Juan Figger, orientou o atacante a deixar a concentração do clube, antes da estréia do Santos no Campeonato Brasileiro, diante do Flamengo, fato que despertou a ira de Emerson Leão, na época, treinador do clube da Baixada.

Os advogados do jogador conseguiram a liberação do atleta na Justiça, registrando o atacante no Rentistas, do Uruguai. Renatinho, que realizou 49 jogos com a camisa santista e marcou nove gols, conquistando o bicampeonato paulista (2006 e 2007), ainda está no site do Santos, na relação dos atacantes do clube, mesmo não sendo oficialmente mais jogador do clube.

É a segunda derrota do Santos, envolvendo os "contratos de gaveta". Recentemente, o lateral-direito Dênis entrou na Justiça contra o clube e se transferiu para o Corinthians.

No inicio da temporada, o volante Rodrigo Souto e o atacante Marcos Aurélio reclamaram deste tipo de acordo. O mesmo aconteceu com o atacante Kleber Pereira, que não gostou quando o presidente Marcelo Teixeira divulgou a renovação de seu contrato com base no mesmo vínculo.

O presidente do Sindicato de Atletas de São Paulo (Sapesp), Rinaldo Martorelli, inclusive, se manifestou publicamente contra a prática do Santos. No BID da CBF, além de estar firmado o vínculo de Renatinho com o clube uruguaio, constam como cancelados os dois últimos contratos do jogador com o time da Vila Belmiro.