ASSINE
search button

'Ainda há esperanças que a Rebeca esteja em Pequim', diz técnico

Compartilhar

JB Online

RIO - A nadadora Rebeca Gusmão, suspensa das competições por conta da acusação de doping, conseguiu a primeira vitória na justiça na manhã desta sexta-feira. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) afirmou que não tem jurisdição para julgar a infração que está sendo usada para acusar a nadadora, durante o Troféu Maria Lenk de 2006.

Apesar da liberação pelo TAS, Rebeca ainda não pode retornar às competições. Isto porque a atleta está suspensa preventivamente pela Federação por outra infração, esta flagrada na véspera do início dos Jogos Pan-americanos do Rio, em 2007.

A expectativa da defesa é que a Federação dê um parecer sobre a acusação já na próxima semana. Como os dois casos correm independentes, a decisão do TAS não influencia diretamente o julgamento da FINA. Seja qual for a decisão da Federação, Rebeca ainda poderá apelar ao TAS para rever o caso.

Rebeca teve resultado positivo para testosterona em exame realizado no Troféu Maria Lenk há dois anos, mas a nadadora contestou na Justiça a maneira como suas amostras foram manipuladas pelo laboratório responsável, com sede no Canadá. Este foi o caso cujo resultado foi anunciado nesta sexta-feira.

No ano passado, ela voltou a apresentar níveis elevados do mesmo hormônio em teste aplicado a pedido da Federação Internacional. As amostras foram analisadas pelo mesmo laboratório canadense, o que gerou protestos da atleta.

Mesmo com a maré contra a nadadora brasileira, o técnico da Seleção Brasileira de Natação, Hugo Lobo Filho, afirmou em entrevista a Globo News, que mesmo que seja a primeira vitória desde o início das acusações, ainda há esperanças de que Rebeca Gusmão participe das Olimpíadas de Pequim.

Ninguém é obrigado de produzir provas contra si mesmo. E a FINA já entendeu tudo o que está sendo apresentado pela defesa. Existe sim uma esperança de que a Rebeca possa integrar a equipe de revezamento de Pequim garantiu o técnico.

Com informações da Globo News.