Jornal do Brasil

Esportes - Copa do Mundo Feminina 2019

Holanda vence Suécia na prorrogação e chega pela 1ª vez à final da Copa feminina

Finalização de Jackie Groenen levou seleção à decisão

Jornal do Brasil

LYON, França (Reuters) - Uma finalização de longa distância de Jackie Groenen levou a Holanda à sua primeira final da história na Copa do Mundo de futebol feminino, garantindo uma vitória por 1 x 0 sobre a Suécia na prorrogação em semifinal disputada nesta quarta-feira.

A meio-campista, de 24 anos, marcou aos nove minutos da etapa inicial da prorrogação, quando dominou um passe desviado fora da área e chutou com precisão, no canto inferior direito da meta, para colocar as holandesas na final, que será disputada no domingo contra os Estados Unidos.

Macaque in the trees
Jackie Groenen comemora seu gol (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)

Esta foi a primeira vez na história em que uma semifinal da Copa do Mundo feminina foi para a prorrogação. As melhores chances do tempo normal ocorreram no início da segunda etapa, quando a defensora sueca Nilla Fischer e a atacante holandesa Vivianne Miedema pararam na trave.

O decisivo gol de Groenen, seu primeiro no torneio, garantiu as campeãs europeias na final apenas em sua segunda participação na Copa do Mundo, enquanto a seleção dos EUA, atual campeã mundial, buscará seu tetracampeonato.

(Por Christian Radnedge)