ASSINE
search button

Brasil buscará seu 9º título da Copa América diante do Peru

Em nº de conquistas, seleção está atrás do Uruguai e da Argentina

reprodução instagram CBF -
Treino da Seleção Brasileira
Compartilhar

A seleção brasileira irá decidir a 46ª edição da Copa América neste domingo (7) diante do Peru, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Apesar de ser o país com mais títulos da Copa do Mundo, o Brasil está longe de Uruguai e Argentina no número de conquistas do torneio organizado pela Conmebol.

O Brasil venceu oito vezes a Copa América e buscará a sua nona conquista diante dos peruanos, que possuem apenas dois títulos da competição (1939 e 1975). A última vez que a seleção brasileira levou o caneco do torneio foi em 2007, na Venezuela, contra a Argentina.

Com 15 títulos, o Uruguai é o maior vencedor da Copa América, no entanto, sua última conquista foi em 2011. A Celeste é seguida de perto pela Argentina, que possui 14. Entretanto, os "hermanos" não vencem a competição desde 1993. Na ocasião, a seleção treinada por Alfio Basile venceu o México na decisão por 2 a 1, com os dois gols anotados por Gabriel Batistuta.

Além de Uruguai, Argentina, Peru e Brasil, outras seleções já venceram a Copa América, como Paraguai (1953 e 1979), Chile (2015 e 2016), Colômbia (2001) e Bolívia (1963).

A seleção brasileira, por sua vez, é a segunda com o maior número de vice-campeonatos, perdendo apenas para a Argentina. O Brasil já foi derrotado em 11 finais, enquanto que a Albiceleste ficou no quase em 14 ocasiões.

Macaque in the trees
Treino da Seleção Brasileira (Foto: reprodução instagram CBF)

O maior carrasco do Brasil em finais é a própria Argentina, que bateu a seleção em oito decisões. O Uruguai ganhou em duas ocasiões e o Paraguai conquistou um dos seus dois títulos em cima dos brasileiros.

A primeira final da história da Copa América entre Brasil e Peru será neste domingo, no Maracanã. O duelo irá começar a partir das 17h00 (horário de Brasília).