ASSINE
search button

Hamilton cita Senna como inspiração e comemora volta ao Brasil

Heptacampeão de F1 rasgou elogios ao país em uma coletiva em SP

Lewis Hamilton
Foto: Epa

Em uma entrevista coletiva no Palácio Tangará, em São Paulo, o britânico Lewis Hamilton afirmou que o ex-piloto Ayrton Senna é uma de suas inspirações e não escondeu a alegria de voltar ao país pela primeira vez desde que recebeu a cidadania brasileira.

O heptacampeão mundial de Fórmula 1 está no Brasil para a disputa do Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos, e luta contra o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, pela segunda colocação do campeonato de 2023.

"Estou voltando aqui como cidadão brasileiro pela primeira vez. É especial dizer isso. Eu me sinto em casa e é uma das corridas mais incríveis da temporada. Será minha primeira como brasileiro", disse o britânico durante o evento organizado pela Petronas, patrocinadora da Mercedes, com presença da Ansa.

Em novos elogios ao Brasil, Hamilton protagonizou um dos principais momentos do bate-papo com os jornalistas presentes. O inglês falou que precisava "aprender português em algum momento", mas não descartou a hipótese de "ter uma namorada brasileira" para ensiná-lo.

"É um ótimo lugar e um país diverso. Tenho planos secretos de passar mais tempo no Brasil. Quero entrar mais a fundo no conhecimento da cultura. O amor e o apoio que recebi aqui é surreal, me sinto honrado", acrescentou.

O piloto, que arriscou algumas palavras em português durante o início da coletiva, disse se inspirar no próprio pai e em Senna, falecido em 1994.

"Via meu pai levantando para trabalhar todos os dias, assim como sua grande ética, foi algo que tentei adaptar e trilhar no mesmo caminho. Comecei a assistir a ele [Senna] quando tinha entre 4 ou 5 anos, e ele me mostrou que era possível", disse o heptacampeão.

Diversidade

Além de destacar Senna e o Brasil, Hamilton e seu companheiro de equipe, George Russell, que também marcou presença no evento, falaram bastante sobre diversidade.

O heptacampeão mencionou a dificuldade enfrentada pelas mulheres, enquanto seu colega de time comentou sobre a falta de oportunidades para o surgimento de novas pilotas no automobilismo, além de destacar as chances oferecidas pela F1 Academy.

"As redes sociais são difíceis para os jovens, principalmente as mulheres. É importante mostrar que é possível alcançar qualquer objetivo se você trabalhar duro. A educação é a chave para isso, então é necessário melhorar as oportunidades para todos", afirmou Hamilton.

"A F1 Academy vem passando por um ótimo momento. Não precisamos somente de pilotas, mas também para cargos de engenheira e projetistas. O esporte a motor sempre foi visto como uma área dominada por homens brancos, mas Lewis tenta mudar essa imagem", analisou Russell.

Parceria

Com o objetivo de conquistar novamente o GP de São Paulo, o atual campeão da prova mencionou que tem um relacionamento "muito próximo" com Hamilton. O britânico ainda destacou que seu companheiro segue com "muita fome de voltar a ganhar".

"Nós dois buscamos a mesma coisa, que é recolocar no topo da Fórmula 1. Todos estão motivados", afirmou Russell, que é companheiro de Hamilton há dois anos.

O GP de São Paulo acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro. (com Ansa)

Compartilhar