ESPORTES

Flamengo vence o Grêmio na Arena e abre grande vantagem na semifinal da Copa do Brasil

Rubro-Negro pode perder por até um gol de diferença no jogo de volta, no Maracanã, que ainda assim avança para enfrentar Corinthians ou São Paulo na grande final

Por Gabriel Mansur
[email protected]

Publicado em 26/07/2023 às 23:25

Alterado em 26/07/2023 às 23:49

Gabigol e Bruno Henrique comemoram gol Foto: Divulgação/Flamengo

O Flamengo construiu uma vantagem significativa na busca pelo bicampeonato da Copa do Brasil. Venceu o Grêmio por 2 a 0 nesta quarta-feira (26), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo primeiro jogo das semifinais da competição. Os gols foram marcados por Gabriel Barbosa, o Gabigol, aos 33 minutos do primeiro tempo, e Thiago Maia, aos 23 da segunda etapa. O Tricolor ainda teve o zagueiro Kannemann expulso aos 14 minutos do segundo tempo. No fim do jogo, a torcida rubro-negra gritou olé. A Arena recebeu 52.923 torcedores na noite desta quarta-feira.

O resultado também ampliou a 'freguesia' dos gaúchos ante os cariocas. Desde 1997, quando foi campeão justamente da Copa do Brasil contra o Fla, o Grêmio não vence qualquer eliminatória contra o rival. Não avançou de fase em nenhum mata-mata dos seis finalizados até aqui. Foram 13 jogos, com cinco vitórias do rubro-negro, e oito empates.

Com a vitória, o Rubro-Negro pode perder por até um gol de diferença no jogo de volta, no Maracanã, que ainda assim avança para enfrentar Corinthians ou São Paulo na grande final. Para o Grêmio avançar, precisa vencer por três ou mais gols. Uma vitória gaúcha por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis. O confronto decisivo será no dia 16 de agosto.

Até lá, os rivais voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. Na vice-liderança, o Grêmio entra em campo no próximo domingo, fora de casa, contra o Goiás. Já o Flamengo visita o Atlético-MG no sábado.

Primeiro tempo

Suárez, do meio-campo, foi o primeiro a assustar, aos dois minutos. O Flamengo respondeu com Bruno Henrique. Villasanti e Suárez, outra vez, tentaram para o Tricolor, mas foi o Rubro-negro quem marcou. Aos 33, em jogada de Wesley, Bruno Henrique serviu Gabigol para abrir o placar.  Foi o sexto gol do atacante em 10 jogos contra o Grêmio, o quinto dentro da Arena. De 2019 para cá, Gabi só perdeu uma vez para os gaúchos.

Pouco depois, o camisa 10 teve chance de ampliar em cobrança de pênalti, mas Grando defendeu. O mapa de passes apontou uma tendência contrária das equipes: o Grêmio explorou mais o setor esquerdo de ataque, enquanto as jogadas que originaram o gol e o pênalti desperdiçado por Gabigol foram iniciadas por trocas de passes na direita.

Segundo tempo

O início do segundo tempo foi menos jogado e mais disputado. Kannemann recebeu dois cartões amarelos em um espaço de oito minutos, aos seis e aos 14, foi expulso e comprometeu os planos tricolores. De imediato, Renato sacou Cristaldo e preencheu a lacuna com o garoto Gustavo Martins. Para não correr riscos com Wesley, já amarelado, Sampaoli colocou Varela.

Com um homem a mais, o Flamengo teve tranquilidade para encontrar os espaços. Arrascaeta, aos 23, deu um lindo tapa Thiago Maia, já dentro da área. O camisa 8 bateu cruzado e acertou o cantinho de Grando. Em êxtase, a torcida rubro-negra entoou gritos de olé na Arena do Grêmio. Pedro entrou no jogo e levou perigo em três arremates e por pouco não transformou o placar em goleada. 

Deixe seu comentário