ASSINE
search button

Curiosidades sobre a história do futebol brasileiro

O que não faz parte das últimas notícias de futebol, mas marcou história fora dos campos

Pixabay -
...
Compartilhar

Quem gosta de ver a bola rolando e não perde as últimas notícias de futebol sempre está informado sobre a atualidade, o que acontece com os times e até as probabilidades sobre qual equipe será campeã. Entretanto, o futebol não surgiu agora, ele já tem muitos anos de existência e muita coisa já aconteceu dentro e fora dos campos do Brasil. Conheça um pouco mais sobre o que é e foi notícia ou que quase não foi divulgado, mas é uma curiosidade interessante sobre esse esporte.

Macaque in the trees
... (Foto: Pixabay)

Primeiro jogo de futebol no Brasil

O primeiro jogo de futebol aconteceu há mais de um século, mais precisamente em 14 de abril de 1895, na cidade de São Paulo. A grande questão é que a bola não rolou a partir dos pés dos brasileiros, eram duas equipes formadas por ingleses que trabalhavam na cidade em duas empresas.

Jogador mais novo a vencer uma Copa

Um brasileiro foi o jogador mais novo a vencer uma Copa Mundial em 1958 e, junto com isso, o país levou o título. O nome dele é Edson Arantes do Nascimento, também conhecido como Pelé, o rei do futebol.

Rei e rainha do futebol

Como já dito, o Pelé é considerado o Rei de futebol, não apenas por ser o mais novo, mas por suas habilidades em campo. O Brasil também guarda o título da rainha de futebol, que pertence a Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo.

Maior número de expulsões

Quando os jogadores cometem algumas infrações, podem ser expulsos do campo e isso aconteceu com uma frequência muito grande em 1954. No jogo pelo torneio Rio-São Paulo, entre Portuguesa-SP e Botafogo-RJ, foram expulsos 22 jogadores após uma briga entre os dois times.

Maior público pagante

Os estádios costumam ficar lotados durante as partidas, mas o jogo que reuniu o maior público pagante no Brasil aconteceu em 31 de agosto de 1969. Foi na disputa entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, com 183.341 nas arquibancadas e a vitória para o Brasil.

O Brasil não é o país do futebol

Por mais que todo mundo pense que o Brasil é o país do futebol, isso não é uma verdade. O esporte não foi criado aqui e não reunimos a maior quantidade de times oficiais. Quem leva esses dois títulos é a Inglaterra, com mais de 40 mil times, contra cerca de 13,5 mil nossos.

Origem das camisas azuis

O time brasileiro é conhecido por sua camisa amarela, sendo que essa é usada há mais de meio século.

O que muita gente não sabe é o motivo da outra camiseta ser azul, sendo que alguns dizem que é por conta da bandeira do país. Na verdade, a cor foi escolhida por ser da mesma cor do manto de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil.

Primeira bola de futebol

Atualmente, as bolas de futebol levam muita tecnologia e são feitas com materiais leves e ideais para os campos. Nem sempre foi assim, pois a primeira bola foi feita com uma bexiga de boi que servia de câmara de ar revestida com couro curtido.

Roubo da Taça Jules Rimet

A Taça Jules Rimet foi o troféu usado na Copa do Mundo de 1930 a 1970, e a posse dele era permitida ao time que vencesse três vezes. O Brasil conseguiu esse feito e trouxe a taça para casa, porém, em 1983, ela foi roubada e depois de alguns dias descobriram que havia sido derretida.

Primeiro time de futebol

O primeiro time oficial de futebol criado foi o São Paulo Athletic Club, em 1888, e formado por colonos ingleses, porém, hoje ele está extinto. O clube em atividade mais antigo é o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900.

Primeiro campeonato brasileiro

Em pouco tempo após chegar ao Brasil, o futebol já fazia sucesso, e o primeiro campeonato ocorreu em 1902. Foi o campeonato paulista, e quem levou o título foi o São Paulo Athletic Club, o clube mais antigo do país.