ASSINE
search button

Temporada europeia terminará em agosto, diz presidente da Uefa

REUTERS/Heino Kalis -
Lance da partida entre Valencia e Villarreal
Compartilhar

A Uefa quer terminar a temporada 2019-20 até agosto, incluindo a Liga dos Campeões e a Liga Europa, disse o presidente da entidade que comanda o futebol europeu, Aleksander Ceferin.

A maioria das disputas na Europa foi suspensa em março devido à pandemia de Covid-19, mas algumas ligas anunciaram planos para reinício nas próximas semanas.

As competições na França e na Holanda foram canceladas, mas o Campeonato Alemão recomeçou no sábado, e Ceferin espera que pelo menos 80% das ligas nacionais terminem suas temporadas.

“Temos uma ideia, mas precisamos esperar que o comitê executivo da Uefa confirme as datas. Posso dizer que a temporada europeia terminará, se tudo estiver como está agora, em agosto”, disse Ceferin ao beIN Sports.

“Acredito que a maioria das ligas encerrará a temporada. As que não o fizerem, é decisão delas. Mas ainda terão que jogar etapas classificatórias se quiserem participar de competição europeia da Uefa.”

A Liga dos Campeões e a Liga Europa ainda não completaram seus últimos jogos das oitavas de final.

O Paris Saint-Germain, declarado campeão francês, quer disputar a Liga dos Campeões no exterior após o governo da França dizer que o esporte profissional não poderá retornar antes de setembro.

“O Paris St Germain e o Lyon ... terão que organizar partidas na França”, acrescentou Ceferin. “Se isso não for possível, eles vão ter que organizá-las em campo neutro.”

“Não vejo razão pela qual as autoridades francesas não permitiriam que organizassem uma partida sem torcedores, mas vamos ver. Está fora da minha alçada.”

A Eurocopa de 2020, programada para ocorrer em 12 cidades da Europa, foi adiada para o próximo ano.

“Tivemos conversas com nove cidades e está tudo acertado”, declarou Ceferin. “Com três cidades, temos alguns problemas. Então, discutiremos mais. Em princípio, faremos o torneio em 12 cidades, se não, poderemos fazê-lo em 10, nove ou oito.”(Reuters)