Londres estaria disposta a sediar a Olimpíada de 2020 se o surto de coronavírus forçar uma transferência de Tóquio, disse Shaun Bailey, candidato conservador à prefeitura da capital britânica.
Londres sediou os Jogos em 2012.
O coronavírus, que é semelhante à gripe e já matou mais de 2 mil pessoas na China e infectou mais de 74 mil globalmente, está tendo um grande impacto no calendário esportivo da Ásia – vários eventos foram cancelados e adiados.
Como os Jogos de Tóquio devem começar em 24 de julho, os organizadores montaram uma força-tarefa para se coordenarem com autoridades de saúde pública a respeito da epidemia. O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que foi informado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que não é o caso de acionar planos de contingência para cancelar ou transferir os Jogos.
No Japão, centenas de pessoas foram infectadas pelo vírus e já houve duas mortes no navio de cruzeiro Diamond Princess, ancorado no porto de Yokohama, o que provocou o receio de que o maior evento esportivo do mundo possa não acontecer.
Bailey disse que Londres está bem preparada para assumir o compromisso se Tóquio precisar, e fez um apelo para que COI considere a cidade uma alternativa.
"Londres pode sediar a #Olimpíada em 2020", escreveu ele no Twitter. "Dado o transtorno atual causado pelo surto de coronavírus, faço um apelo para o Comitê Olímpico cogitar seriamente como Londres poderia se preparar para sediar a Olimpíada caso surja a necessidade", disse ele em um comunicado.
"Temos a infraestrutura e a experiência, e se eu for eleito farei com que Londres fique pronta para sediar novamente a maior celebração esportiva, se formos convocados em um momento de necessidade."
A eleição municipal londrina deve acontecer em 7 de maio, e Bailey aparece nas pesquisas de opinião atrás do atual prefeito, Sadiq Khan. (Reuters)