Brasileiros sem time igualam torcida do Flamengo, mostra Datafolha

Na pesquisa realizada pelo Datafolha sobre os times de preferência dos brasileiros, "nenhum" foi a resposta mais recorrente. O levantamento mostrou que ao menos um quinto da população não se declara torcedor de uma equipe.

Nas entrevistas realizadas entre os dias 29 e 30 de agosto, 22% afirmaram não ter um clube. Isso representa mais até do que os 20% que se dizem torcedores do Flamengo, embora a diferença esteja dentro da margem de erro da investigação (dois pontos percentuais para mais ou para menos). Há, portanto, um empate técnico entre os sem time e os flamenguistas.

Foram ouvidas 2.878 pessoas, maiores de 16 anos, em 175 municípios de todo o país. Também apareceram entre os favoritos de ao menos 1% dos entrevistados Corinthians (14%), São Paulo (8%), Palmeiras (6%), Vasco (4%), Cruzeiro (4%), Grêmio (4%), Internacional (3%), Santos (3%), Atlético-MG (2%), seleção brasileira (2%), Botafogo (1%), Bahia (1%), Fluminense (1%), Sport (1%), Santa Cruz (1%), Fortaleza (1%), Vitória (1%) e Ceará (1%).

A porcentagem dos sem clube vem se mantendo estável nas pesquisas feitas pelo Datafolha nesta década. Eles representavam 23% da população nos levantamentos de 2012 e 2014. O número passou a ser de 22% em 2018 e foi mantido no estudo mais recente.

Confira os detalhes da pesquisa Datafolha sobre as torcidas:

- Um em cada cinco brasileiros torce para o Flamengo, aponta Datafolha

- Dupla Grenal faz região Sul única sem Fla e Corinthians com mais torcida

- Quase metade no Norte torce por times de futebol do Rio

- Em sua região, times nordestinos têm menos torcida do que Fla

- Centro-Oeste tem domínio de torcidas de times do Sudeste

- Corinthians e Flamengo empatam em torcida no Sudeste (FolhaPress SNG)