ASSINE
search button

Hepta no Brasileirão? Listamos motivos para o flamenguista acreditar na busca do título

O Jornal do Brasil traz os destaques da campanha do time da Gávea no torneio em 2019

Alexandre Vidal / Flamengo -
Bruno Henrique
Compartilhar

É 'cheirinho de hepta' no ar que fala? Artilharia em alta, a chegada de Jorge Jesus, elenco reforçado e bom retrospecto no Maracanã. Esses são alguns dos motivos que mostram que o Flamengo está no caminho certo para a conquista do Brasileirão 2019. Afinal, após dezesseis rodadas, o Rubro-Negro tem 30 pontos e está na segunda posição, com a mesma pontuação do  Palmeiras - atual campeão do torneio. Já na  primeira colocação está o Santos, com 32 pontos. 

Mas em campeonato nesse sistema de pontos corridos, tudo pode mudar a cada rodada. O Fla entra em campo neste domingo (25) contra o Ceará e deve poupar titulares para o jogo. 

Enquanto a bola não rola, o Jornal do Brasil fez uma lista dos destaques que levam a torcida a acreditar no sonho do título nacional e deixar os flamenguistas ainda mais empolgados com a chance da conquista deste Campeonato Brasileiro 2019. Veja! 

1. Para começar, o rubro-negro é o melhor time carioca do campeonato

Que os vascaínos, tricolores e botafoguenses não fiquem chateados, mas nós trabalhamos com retropectos e verdades! Esta é a realidade na 16ª rodada: enquanto o Fla está na 2ª posição, os demais: Fogão, em décimo, seguido do Cruzmaltino, na 15ª, e o Flu na zona de rebaixamento, na 18ª.

Ok, ok, o torneio é longo e de pontos corridos, e os demais clubes podem se recuperar. Estamos na torcida pelo bom futebol sempre!

2. E sabe por quê? O Fla tem o melhor ataque do Brasil na temporada

Não, não é uma opinião, é um fato. Com a goleada, por exemplo, no clássico de 4 a 1 sobre o Vasco  - a maior sobre o rival neste século -, o Rubro-Negro chegou aos 82 gols em 44 jogos na temporada, e pelos cálculos já passou desta marca nos últimos jogos. 

Também não é à toa, a equipe conta com o artilheiro e o vice, Gabriel Barbosa (11). Além de marcador, ele é o atacante que menos precisa de tempo para marcar um gol. Em média, balança a rede a cada 91 minutos no campeonato. Já seu companheiro de ataque, Bruno Henrique, é quem mais finalizou em arremates. 

3. E os artilheiros estão em alta

Contar com um ataque poderoso é um grande passo para um time tornar-se campeão e, em 2019, os atacantes do Flamengo estão fazendo a sua 'parte' e dando show de bola em campo

Os principais goleadores são Bruno Henrique e Gabigol, reforços para este ano. Juntos, os dois já balançaram as redes adversárias mais de 27 vezes nesta temporada. Lembre o aproveitamento do time em alguns jogo do Brasileirão:

Flamengo 6x1 Goiás, no Maracanã

60,7% de aproveitamento - 17 finalizações certas

Corinthians 1x1 Flamengo, na Arena Corinthians

60% de aproveitamento - 3 finalizações certas

Flamengo 3x2 Botafogo, no Maracanã

50% de aproveitamento - 6 finalizações certas

Bahia 3x0 Flamengo, na Arena Fonte Nova

9,1% de aproveitamento - 1 finalização certa

Flamengo 3x1 Grêmio, no Maracanã

43,7% de aproveitamento - 7 finalizações certas 

Vasco 4x1 Flamengo, no Mané Garrincha

72,7% de aproveitamento - 8 finalizações certas

Macaque in the trees
Bruno Henrique (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

4. Jesus no comando faz a diferença

É, o nome dele é Jorge Jesus. Em dois meses, o treinador colocou o Fla na briga pelo Brasileirão e deu esperança à nação da tão sonhada conquista do hepta. E vê a chance cada vez mais presente de assumir a liderança do torneio.

Você sabia que no Brasileirão ele já conseguiu um aproveitamento de cerca de 70%?

Ok, nem tudo são flores na trajetória do portuga no comando do Rubro-Negro, ele também foi eliminado da Copa do Brasil, no Maracanã. Mas já na Liberta garantiu vaga nas quartas de final, e venceu o Internacional na primeira partida na busca pela vaga da semi. 

Jorge Jesus está mostrando trabalho em campo! E o que falar do 'caô', 'migué' ou 'blefe' no jogo contra o Inter pela Liberta sobre Gabigol? Mais uma estratégia de Jesus, muito conhecida pelos portugueses. Isso porque o Fla divulgou sua lista de relacionados para o confronto contra o Inter, sem o centroavante. Tudo foi uma jogada da equipe carioca para surpreender o Inter no confronto. E Gabigol entrou em campo e fez a diferença! Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos também no Brasileiro. 

Macaque in the trees
Jorge Jesus (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

5. Elenco reforçado! 

Ele conquistou a Nação, e quando o negócio tá ruim em campo, os torcedores têm seu grito para pedir sua entrada no time: "Ôôôôô, êêêêê, solta Arrascaeta....".

Arrascaeta, Gabigol, Rodrigo Caio e Bruno Henrique. A diretoria foi ao mercado e reforçou ainda mais o elenco com essas contratações, e está colhendo os frutos com o desempenho deles balançando as redes ou dando assistência.  

6. O que fazer para não perder o Hepta? 

O último título do Brasileirão do Flamengo foi em 2009, ou seja, dez anos depois o clube está de novo na briga pelo título, em busca do tão sonhado Hepta. Mas o que fazer para permanecer no caminho certo?

Não existe regra, ou receita de bolo no futebol. No entanto, é bom ficar atento e somar aqueles 'três' pontinhos vencendo os times considerados pequenos - sem menosprezar, é claro, o potencial e o efeito surpresa deles, e aproveitar o incentivo da torcida e fazer a lição de casa, vencendo dentro do Maraca. Além, é claro, de procurar vencer os confrontos diretos e manter a escalação, dando entrosamento ao time. 

7. Não basta torcer, é preciso participar, cantar e incentivar!

Aquele apoio da torcida torna o Flamengo mais forte e, em 2019, o clube da Gávea tem a melhor média de público do Brasil. Então, não basta torcer, é preciso cantar e incentivar para a caminhada do tão sonhado Hepta... 

Alexandre Vidal/Flamengo - Jorge Jesus