ASSINE
search button

Mayra Aguiar conquista ouro no judô. Brasil fecha categoria com dez medalhas

Disputa precisou de mais de dois minutos de 'golden score' para acabar com um gole preciso da brasileira

Reuters/Sergio Moraes -
Mayra Aguiar
Compartilhar

Na final da categoria até 78 kg, Mayra Aguiar conquistou a medalha de ouro após vencer a cubana Kaliema Antomarchi com um ippon. O Brasil fechou o judô no Pan de Lima, no Peru, com dez medalhas no judô. Após a luta terminar empatada por 0 a 0, a disputa precisou de mais de dois minutos de golden score para acabar com um gole preciso da brasileira.

Macaque in the trees
Mayra Aguiar já foi campeã mundial (2014), mas nunca havia vencido o Pan (Foto: Reuters/Sergio Moraes)

Mayra já conquistou duas medalhas de bronze em Olimpíada, a primeira em Londres-2012 e a segunda na Rio-2016. Ela também já foi campeã mundial (2014), mas nunca havia vencido o Pan -tinha duas pratas e um bronze. Esse foi o oitavo encontro entre as duas judocas, o oitavo com vitória da brasileira.

O Brasil também conquistou o bronze no judô feminino na categoria mais de 78 kg com um ippon de Beatriz Souza, que venceu a nicaraguense Marenco Izayana. Aos 21 anos, ela já tem duas medalhas em Mundiais sub-21 e conquista seu primeiro pódio em Jogos Pan-Americanos.

No masculino, David Moura ganhou a medalha de bronze na categoria mais de 100 kg. O atleta foi o último brasileiro a lutar no Pan de Lima. Ele aplicou um ippon sobre Ajax Tadehara, dos Estados Unidos, para vencer a disputa pelo terceiro lugar.

É a décima medalha do judô brasileiro neste Pan. Foram cinco de ouro, uma de prata e com essa, quatro de bronze. (FolhaPress SNG)