
Se o piloto Sebastian Vettel, da Ferrari, estiver se sentindo pressionado antes do Grande Prêmio da Alemanha, seu país natal, em Hockenheim, ele já sabe em que colocar a culpa.
O tetracampeão da Fórmula 1 reconheceu isso na quinta-feira, afirmando que ele mesmo sempre foi seu principal crítico.
"Se eu fizer algo de errado, não posso ficar feliz com isso", disse o piloto de 32 anos a jornalistas antes da corrida de domingo em Hockenheim.
"A pressão que eu coloco em mim mesmo depois de errar é maior do que qualquer fator externo. Sempre foi assim, desde que consigo me lembrar."
A fase sem brilho de Vettel tem sido intensamente comentada na temporada, principalmente com seu companheiro de equipe, o monegasco de 21 anos Charles Leclerc, em boa fase e oferecendo uma forte competição, fato que só colabora para o aumento da pressão.
No ano passado em Hockenheim Vettel iniciou a corrida na pole, mas saiu da prova após um acidente com pista escorregadia causada pela chuva.
Aquele foi o mais custoso de uma série de erros em 2018 que o deixaram de fora da disputa pelo título, oferecendo de bandeja a Lewis Hamilton -- que venceu na Alemanha -- uma vantagem que o britânico não desperdiçou.
Hamilton é agora pentacampeão mundial e tem o sexto título bem encaminhado, tendo vencido sete das 10 provas da temporada até agora.