
LONDRES (Reuters) - Roger Federer atingiu um novo marco histórico ao chegar à semifinal de Wimbledon nesta quarta-feira, recuperando-se de um início difícil para derrotar o japonês Kei Nishikori em quatro sets para se tornar o primeiro homem a chegar a uma centena de vitórias em torneios de simples em Grand Slams.
Federer, que venceu por 4-6, 6-1, 6-4 e 6-4 e agora enfrentará o espanhol Rafael Nadal, foi tão mal no primeiro set que Nishikori, oitavo cabeça de chave do torneio, pode ter pensado que o suíço de 37 anos começou a sentir o peso dos anos.
No entanto, o restante da partida mostrou um número suficiente de momentos brilhantes para o oito vezes campeão de Wimbledon e segundo cabeça de chave para que Federer se tornasse o único membro do clube daqueles que já conquistaram 100 vitórias em partidas de Grand Slam.
A vitória de Federer garantiu que Wimbledon sediará uma das maiores rivalidades do esporte depois que Nadal superou o norte-americano Sam Querrey e seu poderoso saque em três sets para agendar um duelo com o suíço por uma vaga na final.
Os dois não se enfrentam em Wimbledon desde a titânica final de 2008, quando Nadal superou Federer em cinco sets eletrizantes.
Os dois jogadores mais bem-sucedidos da história do tênis masculino se enfrentaram em 39 ocasiões e Nadal venceu o suíço pela 24ª vez na última vez em que duelaram na semifinal do Aberto da França no mês passado.
"É especial", disse Federer sobre sua última proeza numérica. "Se eu olhar para as 100, algumas foram incrivelmente legais."