ASSINE
search button

Gordon Banks, goleiro inglês da 'defesa do século', aos 81

Reprodução -
Gordon Banks.Goleiro que defendeu a cabeçada de Pelé e é considerada a defesa do século.
Compartilhar

O ex-goleiro inglês Gordon Banks, de 81 anos, morreu ontem, informou a família do jogador. Ele ganhou fama mundial ao fazer a "defesa do século", numa cabeçada de Pelé, na Copa de 1970. Naquele jogo, o Brasil venceu a Inglaterra por 1 a 0, com gol de Jairzinho.

O britânico foi eleito pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol como o segundo melhor do século 20, só perdendo para o soviético Lev Yashin.Considerado um dos maiores goleiros da história, Gordon Banks foi campeão da Copa do Mundo de 1966, com atuações memoráveis.

Macaque in the trees
Gordon Banks.Goleiro que defendeu a cabeçada de Pelé e é considerada a defesa do século. (Foto: Reprodução)

Pelé homenageou Banks em suas redes sociais: "Para muitas pessoas, a memória de Gordon Banks é definida pela defesa que fez contra mim em 1970. Eu entendo o motivo. Foi umas das melhores que eu já vi, na vida real e em todos os milhares de jogos que eu já assisti. Eu acertei a cabeçada exatamente onde queria que fosse. E estava pronto para comemorar", afirmou Pelé.Gordon Banks participou de 73 jogos da Inglaterra e ao longo de sua carreira defendeu as cores do Chesterfield, do Leicester City e do Stoke City. Em 1972, Banks sofreu um acidente que o fez perder parcialmente a visão. O jogador então decidiu encerrar a carreira. "Estamos tristes mas temos muito orgulho dele", diz comunicado da família.