Lionel Messi recebeu nesta terça-feira a Chuteira de Ouro, troféu concedido ao artilheiro da Europa na temporada, levando em conta apenas os campeonatos nacionais. Foi a quinta vez que ele conquistou o prêmio.
O meia do Barcelona marcou 34 gols em 36 partidas pelo Campeonato Espanhol na temporada 2017/18, superando Salah, do Liverpool, que marcou 32 gols, e Harry Kane, do Tottenham, que fez 30 - ambos no Campeonato Inglês.
Messi nesta temporada ficou fora das relações finais dos prêmios de melhor jogador do mundo. Como compensação, ao conquistar a Chuteira de Ouro pela quinta vez ele se tornou o maior vencedor da premiação de forma isolada - antes, estava empatado com Cristiano Ronaldo, que ganhou o troféu em quatro oportunidades.
"Não esperava tudo isso quando comecei. Meu sonho era ser profissional, triunfar no futebol. É o que amo, o futebol, mas nunca imaginei tanto", declarou o craque do Barcelona durante cerimônia realizada numa fábrica de cerveja.
"Estou no melhor time do mundo, tenho a meu lado os melhores jogadores em suas posições e isso faz que seja mais fácil conseguir esses prêmios", acrescentou o jogador argentinoi.
Esta é a segunda vez seguida que o prêmio vai para o argentino. Ele ganhou a chuteira nas temporadas 2009/10, 2011/12 , 2012/13, 2016/17 e 2017/18.
Motivo de comemoração pelo Barcelona. Veja :