Jornal do Brasil

Esportes

Real Madrid encara Kashima para voltar à final do Mundial de Clubes

Jornal do Brasil

O Real Madrid, campeão do Mundial de Clubes em três dos últimos quatro anos, inicia sua campanha na atual edição do torneio nesta quarta-feira em Abu Dhabi, pelas semifinais contra o Kashima Antlers japonês, que estará com sede de vingança.

Em 2016, as duas equipes se enfrentaram na final do Mundial em Yokohoma e os japoneses foram capazes de forçar uma prorrogação ao empatar em 2 a 2 no tempo regulamentar, antes de Cristiano Ronaldo balançar as redes duas vezes para selar o título para os espanhóis.

Desta vez, o astro português, hoje na Juventus, não estará presente e o Real Madrid atravessa momento complicado, com mais dúvidas do que certezas e com últimas atuações que não permitem muito otimismo.

As recentes derrotas por 3 a 0 diante do Eibar no Campeonato Espanhol e para o CSKA Moscou na Champions deixaram a torcida na bronca. Contra os russos, os jogadores saíram de campo vaiados pelo estádio Santiago Bernabéu.

Neste cenário, um título do Mundial de Clubes se apresenta como uma boa oportunidade para uma mudança radical, de olho em 2019.

O estado físico de alguns atletas do Real Madrid, porém, é uma preocupação constante para o técnico Santiago Solari.

Marco Asensio, que terminou a partida do último sábado contra o Rayo Vallecano com uma bolsa de gelo na coxa, não treinou com os companheiros em Abu Dhabi, enquanto o galês Gareth Bale, que se recupera de torção do tornozelo, fez apenas exercícios leves. Na zaga, o francês Raphael Varane precisou se retirar mais cedo do treinamento.

Do outro lado do campo estará um Kashima Antlers que fez história ao conquistar pela primeira vez a Liga dos Campeões asiática.

Ao contrário do Real, os japoneses já entraram em campo na atual edição do Mundial de Clubes, vencendo nas quartas de final o Chivas mexicano de virada por 3 a 2.

Uma dos gols contra os mexicanos foi anotado pelo brasileiro Serginho, que está há apenas quatro meses na equipe, mas se tornou um dos principais nomes do elenco.

"Quando era criança, eu sonhava em poder jogar contra o Real Madrid e poder fazer isso no Mundial de Clube é algo enorme", contou Serginho à AFP.

- Prováveis escalações:

Real Madrid: Thibaut Courtois - Dani Carvajal, Sergio Ramos, Raphael Varane, Marcelo - Marcos Llorente, Toni Kroos, Luka Modric - Lucas Vázquez, Vinícius Jr, Karim Benzema. T: Santiago Solari (ARG)

Kashima Antlers: Kwoun Sun-Tae - Gen Shoji, Shuto Yamamoto, Jung Seung-Hyun, Atsuto Uchida - Leo Silva, Serginho, Shoma Doi, Ryota Nagaki - Leandro (ou Hiroki Abe), Yasushi Endo. T: Go Oiwa

Árbitro: Wilton Sampaio (BRA)

dr/gh/am