ASSINE
search button

Biografia sobre o artilheiro Nunes, autor de gols decisivos pelo Flamengo, será lançada amanhã na Gávea

José Peres -
Nunes posa na Gávea, onde marcou época
Compartilhar

A conquista do Campeonato Mundial em 1981, no Japão, maior título da história do Flamengo, completa amanhã 37 anos. No mesmo dia, um dos principais personagens daquela epopeia terá sua história eternizada numa biografia que será lançada na Gávea, das 17 às 22h. “Nunes, o Artilheiro das Decisões”, escrito pelo jornalista e escritor Marcos Eduardo Neves, conta a história do atacante que fez alguns dos gols mais importantes da história rubro-negra. Além de outros tantos por outros clubes. Nenhum deles, porém, mais marcante do que o Flamengo.

Nunes fez dois gols na decisão do Brasileiro de 1980 (Flamengo 3 x 2 Atlético-MG), dois na decisão do Mundial em 1981 (Flamengo 3 x 0 Liverpool), mais um na conquista do bi brasileiro em 1982 (Flamengo 1 x 0 Grêmio) e um dos que valeram o Carioca de 1981 (Flamengo 2 x 1 Vasco). “O livro vai mostrar quem foi o Nunes no futebol brasileiro. Um profissional exemplar, que ganhou tudo”, antecipa o ex-atacante.

Macaque in the trees
Nunes posa na Gávea, onde marcou época (Foto: José Peres)

Foram apenas três temporadas na Gávea na primeira passagem – voltou em 1987 – mas todas marcantes. Desde pequeno Nunes parecia saber que um dia brilharia com a camisa rubro-negra. Em 1974, ao ser dispensado após cinco anos nas categorias de base do Flamengo, disse uma frase que até hoje repete com orgulho. “Estão me mandando embora agora, mas ainda vão gastar muito dinheiro para me trazer de volta”.

Nunes voltou em 1980, comprado do Monterrey, do México. Fez sucesso e mantém até hoje a autoestima que o caracterizava com a camisa 9. “O Zico é o maior ídolo da história, mas os gols mais importantes da história do Flamengo fui eu quem fiz. Não é pouca coisa, não. É uma coisa divina”, declara, sem cerimônia.

Nunes fez gols importantes e se meteu em muitas polêmicas. Desentendeu-se com Pintinho e Edinho e teve vida curta nas Laranjeiras. Mesmo sendo tão decisivo na história do Flamengo, raramente é visto junto com os ex-companheiros. Não atua pelo Fla Master e nunca recebeu um convite de Zico para trabalhar no CFZ. Parece não fazer parte da família que o melhor Flamengo de todos o tempos formou. Talvez isso explique as 14 camisas que vestiu em quase 18 anos de profissional.

Macaque in the trees
Nunes com o escritor Marcos Eduardo Neves (Foto: José Peres)

Mas o Flamengo se mistura com a vida de Nunes. Tanto que ele não conta uma história de sua carreira que não seja relacionada ao rubro-negro. Uma de suas preferidas aconteceu no dia da final de 1980, contra o Atlético-MG. “Recebemos a visita

do Francisco Horta no nosso hotel. Ele era ligado ao Fluminense mas veio dar seu apoio. Fomos para o Maracanã sentados lado a lado. Ele me disse que eu faria dois gols e o Zico, um. Aconteceu exatamente o que ele disse. Até hoje fico impressionado quando lembro”.

“Nunes, o Artilheiro das Decisões” é o décimo livro de Marcos Eduardo Neves, o sexto sobre o universo do futebol. É dele a biografia de Heleno, que virou filme. “O livro aborda apenas a carreira profissional do Nunes. É um grande personagem”.

Macaque in the trees
Comemorando o gol na final do Brasileiro de 1980, contra o Atlético-MG (Foto: José Peres)

A biografia custará R$ 50 e será vendida na internet pelo site da Amazon. Os interessados também podem adquiri-la em contato com o autor pelo e-mail

comercial@marcoseduardoneves.com.br

José Peres - Nunes com o escritor Marcos Eduardo Neves
José Peres - Comemorando o gol na final do Brasileiro de 1980, contra o Atlético-MG