Cinco times correm o risco de rebaixamento para a Série "B"

Veja o que o seu time precisa fazer para seguir na Série "A"

Cinco clubes chegam à ultima rodada do Campeonato Brasileiro de 2018, neste domingo(2) com chances de cair para a série "B", fazendo companhia a Paraná e Vitória - já rebaixados. Correm risco de ficar fora da série "A" no ano que vem: América-MG, Sport, Chapecoense, Vasco e Fluminense.

O Fluminense, com 42 pontos ganhos, tem a situação mais cômoda dos cinco ameaçados de rebaixamento. Depende apenas de si, basta ganhar ou empatar em casa com o América/MG. E sevier a perder, ainda tem chances de ficar na primeira divisão, desde que o Vasco perca e a Chapecoense seja derrotada ou empate.

O Vasco, com 42 pontos, pode se salvar com um empate diante do Ceará, jogo em Fortaleza. Caso perca, para sobreviver o Vasco vai precisar que aconteçam duas de três possibilidades: Chapecoense, América-MG e Sport não vencerem suas partidas.

A Chapecoense , que tem 41 pontos ganhos, escapa do rebaixamento se derrotar o São Paulo, em Chapecó. Caso venha a empatar, a Chape precisará que América-MG e Sport não vençam as suas partidas. Mesmo com derrota, a Chape escapa se América-MG perder e o Sport não vencer.

O América-MG, com 40 pontos, fica na série "A" se derrotar o Fluminense, no Maracanã. Se empatar, ainda tem chance de permanência, caso o Sport não vença e a Chape perca o seu jogo. Em caso de derrota, o América voltará à série "B".

O Sport, que tem 39 pontos, é o único que não depende de si para evitar o rebaixamento. Se ganhar do Santos, no Recife, precisará ainda que aconteçam duas de três situações : derrota do Vasco e derrota ou empate de Chapecoense e de América . Se empatar ou perder, o Sport estará rebaixado.

São Paulo e Grêmio

Na parte superior da tabela, dois clubes ainda têm disputa na rodada 38. Com Palmeiras campeão, Flamengo vice e Internacional em terceiro, Grêmio e São Paulo disputam o quarto lugar - que garante vaga na fase de grupo da Libertadores.

Na disputa pelo quarta vaga na Libertadores, Grêmio e São Paulo têm 63 pontos ganhos, mas o Grêmio está em quarto lugar pelos critérios de desempate.

O quadro favorece o tricolor gaúcho. O Grêmio se garante com vitória sobre o Corinthians, em Porto Alegre. Ou ainda se empatar e o São Paulo, fora de casa, também empatar ou perder para a Chapecoense. O São Paulo precisa ganhar e torcer para que o Grêmio não vença. Quem ficar em quinto, irá para a Pré-Libertadores.

Fará companhia ao Atlético-MG, que garantiu vaga na fase inicial da Libertadores ao derrotar o Botafogo por 1x0, neste sábado à noite, em Belo Horizonte.

o Galo fez falar a vantagem de dois pontos que que tinha sobre o Atlético-PR, com quem disputava a vaga. O CAP venceu op Flamengo no Maracanã,por 2x1, mas vai terminar o Brasileirão em sétimo lugar,

Poderá, no entanto, disputar a Libertadores e,m 2019. Para tanto, precisa ganhar a Sul-Americana, cujo título vai disputar contra o Junior Barranquilla. Partidas marcadas para dias 5 e 12 agora em dezembro, a primeira na Colômbia e  a segunda no Brasil.