ASSINE
search button

Esporte deve ter general no comando

Compartilhar

O esporte deve ser mais uma setor do governo Bolsonaro a contar com um militar no comando. Indicado pelo vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, o também general Marco Aurélio Costa Vieira está praticamente confirmado para assumir a secretaria de Esportes, que perderá status de ministério no futuro governo e será incorporada ao Ministério da Cidadania, comandado pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS).

O general Vieira, que é paraquedista, assim como o presidente eleito, foi diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e diretor-executivo do Revezamento da Tocha Olímpica, em 2016. Vieira já fazia parte da equipe de transição, que tem trabalhado no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), na Capital Federal.

Caso seu nome seja confirmado, Veira será mais um general na equipe que Bolsonaro. Já estão confirmados, o general Augusto Heleno, que será ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o general Fernando Azevedo e Silva, que ocupará o Ministério da Defesa.

Outros militares indicados são: Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), que é tenente-coronel da FAB, e o almirante de esquadra Bento Costa Lima Leita de Albuquerque Junior (Ministério de Minas e Energia).

O programa do presidente eleito não mencionou em momento algum metas ou promessas para o esporte em seu governo. A extinção do status de ministério chegou a ser chamada de “retrocesso” pelo atual titular da pasta, Leandro Cruz, e criticada por técnicos da equipe de transição.