Jornal do Brasil

Esportes

Conheça o polonês que está superando CR7 na Itália

Piatek possui 13 gols na temporada e é artilheiro da Série A

Jornal do Brasil

Com apenas 23 anos, o atacante Krzysztof Piatek, do Genoa, é uma das grandes sensações do futebol italiano. Autor de nove gols na Série A, o polonês é o artilheiro da competição, superando o astro português Cristiano Ronaldo, da Juventus.

 

Já desejado por equipes como Napoli, Juve, Bayern de Munique, Chelsea e até Barcelona, Piatek chegou ao Genoa em junho deste ano, após uma passagem pelo modesto KS Cracóvia, onde marcou 21 gols no último Campeonato Polonês.

 

Com 1,83 de altura, o jogador era chamado de "Cabeça" em seu país, já que marcou muitos gols de cabeça pelo ex-clube. Mas além da habilidade nas jogadas aéreas, Piatek demonstrou ser um grande finalizador, bem como ter técnica com a bola no pé.

 

Seu protagonismo no Genoa começou logo na primeira partida oficial do clube rossoblù na atual temporada. Diante do Lecce, pela Copa da Itália, o polonês marcou todos os quatro gols na vitória por 4 a 0.

 

Na estreia do Genoa na Série A, o atacante também anotou um gol no triunfo por 2 a 1 sobre o Empoli, em Gênova. Com cinco gols em duas partidas oficiais, o jovem jogador não parou mais e balançou as redes nos seis confrontos seguintes pelo Campeonato Italiano, se tornando também o primeiro desde Andriy Shevchenko a marcar nos cinco primeiros jogos pela Série A.

 

Piatek acumula nove tentos em 12 partidas na primeira divisão e já superou o artilheiro do Genoa no último Campeonato Italiano, Gianluca Lapadula, com seis gols. Em pouco tempo, ele também superou os centroavantes Cristiano Ronaldo, Ciro Immobile, Mauro Icardi, Gonzalo Higuaín, Andrea Belotti e Mario Mandzukic, que no início eram os grandes favoritos a brigar pela artilharia da Série A.

Piatek é seguido por Cristiano Ronaldo (oito gols), Immobile (oito), Icardi (sete), Insigne (sete) e Mertens (sete). O argentino Higuaín tem cinco, mesma quantidade de Mandzukic.

Belotti, por sua vez, possui quatro tentos.

 

Piatek, cogitado na mídia espanhola como o substituto ideal do uruguaio Luis Suárez no Barcelona, também ganha comparações com o maior astro do futebol polonês, o atacante Robert Lewandowski.

 

Pela seleção, o artilheiro do Genoa anotou o primeiro gol da Polônia na derrota por 3 a 2 contra Portugal, pela Liga das Nações.

 

Apesar do bom desempenho de Piatek, o Genoa é apenas o 14ª colocado na Série A, com 14 pontos, flertando com a zona de rebaixamento. O clube rossoblù não vence há seis jogos e encontra dificuldades para marcar gols quando seu artilheiro não está em um dia inspirado.

 

Sem marcar há cinco partidas, Piatek poderá voltar a balançar as redes na próxima rodada, no clássico contra a Sampdoria, em Gênova, no dia 25.