ASSINE
search button

Fla não pode mais errar para continuar sonhando com o título brasileiro

Gilvan de Souza / Flamengo -
Léo Duarte domina a bola no treino. Para o zagueiro, o Flamengo não pode mais errar
Compartilhar

Os matemáticos dizem que o Flamengo tem apenas 5% de chances de ser campeão, contra 88% do líder Palmeiras. Ninguém discute que é muito difícil, mas também não se pode afirmar quer é impossível. Mas para que o milagre aconteça, o rubro´negro precisa fazer sua parte. Ou seja, não pode mais perder pontos nos seis jogos que ainda fará até o fim do Campeonato Brasileiro. E ainda terá de torcer pelo menos por dois tropeços. Torcer e rezar.

Enquanto o Flamengo terá pela frente Botafogo (f), Santos (c), Sport (f), Grêmio (c), Cruzeiro (f) e Atlético-PR (c), o Palmeiras tem uma sequência bem mais tranquila: Atlético-MG (f), Fluminense (c), Paraná (f), América-MG (c), Vasco (f) e Vitória (c).

“Temos que encarar os jogos que nos restam com muita seriedade. Não podemos mais errar e, para isso, temos que pensar jogo a jogo, sem atropelo. Contra o Botafogo é um clássico, jogo sempre tenso. Temos que jogar muito bem para vencer”, disse ontem o zagueiro Léo Duarte, antes do treino no Ninho do Urubu, que foi fechado para a imprensa.

Macaque in the trees
Léo Duarte domina a bola no treino. Para o zagueiro, o Flamengo não pode mais errar (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Ingressos estão esgotados

O Flamengo poderia estar em melhor situação se não tivesse desperdiçado as oportunidades que teve recentemente para encostar no Palmeiras. Perdeu a chance de derrotar o líder, no Maracanã, e de vencer o São Paulo, no Morumbi. Se tivesse conseguido os seis pontos nos dois jogos, hoje a diferença para o primeiro colocado seria de apenas dois pontos.

“Infelizmente, não estamos saindo com os resultados que queremos. Falhamos em algumas ocasiões decisivas. Temos que nos concentrar para aproveitar quando a oportunidade acontecer. Não aproveitamos contra o Palmeiras e o São Paulo”, reconhece o zagueiro.

Léo Duarte Duarte lembra que apesar de tudo, o Flamengo tem, ao lado do Palmeiras, o ataque mais positivo de Brasileiro, com 51 gols. A média é de 1,6 por jogo. Para ser campeão, o Flamengo terá que melhorar este índice. “A partir de agora temos que errar o menos possível. Temos feitos bons jogos, criamos oportunidades, mas temos que matar o jogo. As equipes nos enfrentam esperando por uma ou duas chances e eles aproveitam”, lamenta.

Léo Duarte ainda acredita no título. Pelo menos da boca para fora. Mas já tem o discurso pronto para o caso de o Brasileiro ficar mesmo com o Palmeiras. Ele não concorda que até aqui a temporada do Flamengo seja abaixo do esperado. “Desastrosa acho um pouco demais. Chegamos na semifinal da Copa do Brasil, passamos de fase na Libertadores, o que não vinha acontecendo, e ainda estamos brigando pelo Brasileiro. Sou rubro-negro e lembro bem que até pouco tempo a briga era sempre na parte de baixo da tabela”.

A diretoria informou ontem que os ingressos destinados à torcida do Flamengo para o clássico contra o Botafogo já estão esgotados.