ASSINE
search button

Flamengo faz contas pelo título, e Vasco e Botafogo temem rebaixamento

Rafael Ribeiro/Vasco -
Vasco de Alberto Valentim tem 40% de chances de cair, segundo o site especializado Infobola
Compartilhar

Sete jogos. Vinte e um pontos em disputa. Brigas no topo, no meio e na parte de baixo da tabela. Cada um à sua maneira, os clubes cariocas ainda têm objetivos a cumprir na reta final do Campeonato Brasileiro.

Enquanto o Flamengo viu o título ficar distante, Vasco e Botafogo se aproximaram perigosamente da zona de rebaixamento. No limbo está o Fluminense, que ainda precisa confirmar matematicamente sua permanência, e deixou o sonho da Libertadores improvável ao perder com os reservas para o Santos.

De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Palmeiras chegou a 81% de chances de conquistar o decacampeonato. Para reverter o cenário, o Flamengo conta com uma probabilidade de 10%. A vaga direta na Libertadores está quase garantida: 96%.

O que complica a situação rubro-negra na perseguição aos palmeirenses são os confrontos restantes. O time de Dorival Júnior não tem jogos fáceis, ao passo que o Palmeiras encontrará uma sequência acessível nas cinco rodadas finais, com Fluminense (C), Paraná (F), América-MG (C), Vasco (F) e Vitória (C).

Para cortar a diferença, as duas próximas rodadas são fundamentais. Isso porque a equipe paulista faz clássico com o Santos, no Allianz Parque, e depois visita o Atlético-MG. Para aproveitar possíveis tropeços, o Flamengo tampouco terá missão simples.

Macaque in the trees
Vasco de Alberto Valentim tem 40% de chances de cair, segundo o site especializado Infobola (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

No próximo sábado, enfrenta fora de casa o São Paulo (4º), que ainda alimenta possibilidades remotas de título (2%). Após atuar no Morumbi, disputa clássico com um Botafogo em desespero no Nilton Santos. Na sequência decisiva, o Fla terá Santos (C), Sport (F), Grêmio (C), Cruzeiro (F) e Atlético-PR (C).

O Departamento de Matemática da UFMG calcula que a equipe que alcançar 74 pontos terá 88% de probabilidade de ser campeã. O rubro-negro, portanto, terá que somar pelo menos mais 15 pontos (cinco vitórias) para ter boas chances de título, e torcer para que o Palmeiras faça menos de 11. Terceiro colocado, com um ponto a menos que o Flamengo, o Internacional reúne 7% de chances de título.

Três vitórias para Vasco e Botafogo

Entre os ameaçados com 35 pontos, o Vasco (13º) é quem está na frente do Botafogo (14º), pelo saldo, mas o Infobola aponta 11% a mais de risco para os vascaínos – 40% a 29%. Essa contradição se deve à projeção das rodadas restantes, nas quais o Botafogo jogará quatro em casa, e o Vasco, três.

Caso a dupla carioca queira ficar em situação confortável, precisa de mais dez pontos.

Chegar a 45 é considerado seguro pela UFMG, que estima em apenas 0,6% as chances de cair com essa pontuação. Mais nove pontos (três vitórias), porém, devem ser suficientes, pois quem terminar com 44 pontos tem só 5% de probabilidade de queda.

Na luta para evitar o quarto rebaixamento em sua história recente, o Vasco ainda enfrenta Fluminense (F), Grêmio (F), Atlético-PR (C), Corinthians (F), São Paulo (C), Palmeiras (C) e Ceará (F). Dois confrontos diretos e cinco adversários da primeira metade da tabela.

Com um caminho pouco menos espinhoso, três pontos já são virtualmente computados para o Botafogo, pois a equipe recebe o lanterna Paraná na penúltima rodada. Os dois próximos jogos, em casa, contra Corinthians e Flamengo, também serão essenciais para cumprir o objetivo de permanecer na Série A. Se o alvinegro fizer menos de quatro pontos nessas partidas, correrá sérios riscos. Os outros duelos são com Chapecoense (F), Internacional (C), Santos (F) e Atlético-MG (F).

A situação mais encaminhada é a do Fluminense, décimo com 40 pontos. Com mais uma vitória, a equipe já se aproxima de assegurar a permanência. Embora remotas, as chances de Libertadores – 1,8% – são levemente superiores às de rebaixamento – 1,5%.