ASSINE
search button

El Clásico: Suárez sentencia Lopetegui

Lluis Gene/AFP -
Destaque da goleada, Suárez toca com categoria na saída de Courtois e marca o quarto gol
Compartilhar

Julen Lopetegui deve ter respirado aliviado quando o Barcelona confirmou que Messi seria desfalque no “El Clásico”. Na falta do argentino, coube a um uruguaio assinar a sentença do treinador. Luis Suárez marcou três vezes na goleada de 5 a 1 dos catalães, ontem, no Camp Nou, resultado que deixou a situação de Lopetegui insustentável. Segundo os principais veículos esportivos da Espanha, o italiano Antonio Conte será anunciado ainda hoje como novo técnico do Real Madrid.

Para se ter uma ideia do feito de Suárez, nem Cristiano Ronaldo conseguiu fazer um hat-trick no confronto. A ausência do craque português ajuda a entender por que o Real Madrid tem apenas 14 gols em dez rodadas — metade do líder Barcelona — mas não isenta Lopetegui de culpa. Na nona colocação, a sete pontos do topo e a apenas seis do rebaixamento, o Real está atrás de times modestos como Alavés, Valladolid e Levante.

Macaque in the trees
Destaque da goleada, Suárez toca com categoria na saída de Courtois e marca o quarto gol (Foto: Lluis Gene/AFP)

E apesar de ontem três dos cinco gols terem saído no segundo tempo, o placar simbolizou o que aconteceu na primeira metade do clássico, um autêntico passeio do Barcelona. Cerebral, Rakitic fez as vezes de Messi para explorar as sempre efetivas descidas de Alba pela esquerda, alternativa que abriu o placar para os catalães logo aos 11 minutos.

O lateral encontrou Philippe Coutinho sozinho na área, que bateu sem chances para Courtois. O show de Suárez começou aos 30. Derrubado por Varane, em pênalti confirmado pelo VAR, o uruguaio cobrou e ampliou.

A equipe de Ernesto Valverde quase pagou caro por não ter matado o jogo. Lopetegui reanimou o Real Madrid ao trocar Varane por Lucas Vázquez, apostando em um arrojado 3-5-2, com Casemiro de líbero. Foi Vázquez quem iniciou a jogada do 2 a 1, em passe para Isco. O meia cruzou, Marcelo ficou com a sobra e devolveu emoção ao clássico, aos cinco.

Para conter a reação do adversário, Valverde lançou Semedo no lugar de Rafinha e avançou Sergi Roberto.

A mexida deu certo aos 30, quando Sergi Roberto cruzou para Suárez cabecear forte e fazer o terceiro. O Real foi à lona e virou presa fácil. Principalmente depois do lesionado Marcelo deixar o campo.

Após falha grotesca de Sergio Ramos, aos 38, Suárez tocou com categoria na saída de Courtois. Aos 42, Vidal, que havia acabado de entrar, marcou de cabeça para dar números finais ao massacre e abrir a porta da rua para Lopetegui.

Macaque in the trees
Lopetegui consola o abatido Marcelo (Foto: Josep Lago/AFP)

Barcelona: Ter Stegen, Sergi Roberto, Piqué, Lenglet e Alba; Busquets, Rakitic e Arthur (Vidal); Rafinha (Semedo), Suárez e Philippe Coutinho (Dembélé). Real Madrid: Courtois, Nacho, Varane (Lucas Vázquez), Sergio. Ramos e Marcelo (Mariano); Casemiro, Tony Kroos e Modric; Bale (Asensio), Benzema e Isco. Juiz: José María Martínez.

Josep Lago/AFP - Lopetegui consola o abatido Marcelo