ASSINE
search button

Diante da frágil Arábia Saudita, Tite testa hoje uma nova formação na defesa da seleção

Lucas Figueiredo/CBF -
Neymar treina cobranças de falta antes do amistoso de hoje contra a Arábia Saudita. O camisa 10 será mais uma vez o capitão da equipe
Compartilhar

Dando prosseguimento a sua lenta e gradual renovação na seleção brasileira, o técnico Tite escalará hoje, diante da Arábia Saudita (15h), uma defesa totalmente diferente da que disputou a Copa do Mundo. Já do meio para frente, a única novidade será a presença de Fred no lugar de Paulinho, que não foi mais convocado após o Mundial.

Tite disse ontem que não pode fazer muitas mudanças por não ter tempo hábil para treinar uma nova formação. Geralmente o treinador da seleção dispõe de no máximo quatro dias de treinamentos antes dos jogos. “O técnico tenta manter uma estrutura base, e dar oportunidade aos atletas. O conjunto pode dar suporte necessário para Pablo, Ederson, Fabinho e Alex Sandro produzirem bem. A falta de tempo é meu grande problema como técnico da seleção”, disse o treinador.

Macaque in the trees
Neymar treina cobranças de falta antes do amistoso de hoje contra a Arábia Saudita. O camisa 10 será mais uma vez o capitão da equipe (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A partida marcará o retorno de Gabriel Jesus à seleção após o fracasso na Copa. O atacante do Manchester City não marcou um gol sequer na Rússia e perdeu espaço para Roberto Firmino. O jogador do Liverpool, por sinal, será preservado hoje e tem presença certa contra a Argentina, na próxima terça-feira.

“Gabriel Jesus tem característica diferentes. Ninguém permanece em alto nível o tempo todo. É questão de tempo e tranquilidade para ele retomar o seu melhor desempenho”, aposta o treinador.

Pelo que deixou transparecer, Tite também está guardando Arthur para enfrentar os argentinos. O jogador do Barcelona deixou ótima impressão nos amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, em setembro, e certamente receberá mais uma oportunidade para ir se firmando aos poucos na seleção. Hoje, Fred será o companheiro de Casemiro e Renato Augusto na armação das jogadas. “Renato, Arthur, Paquetá têm esta característica. O Fred vamos ver se dá para fazer esta função, que dá regulagem à equipe. É o momento de observarmos, de passar orientação e ver a resposta em campo”, explicou Tite.

O treinador disse que entende as críticas em relação aos adversários dos amistosos realizados após a Copa. Garantiu que a ideia é sempre enfrentar os melhores adversários disponíveis. Mas exagerou muito ao fazer uma análise da seleção da Arábia Saudita, que teve participação pífia na Copa do Mundo. Parecia que falava da França. “A Arábia Saudita tem uma equipe móvel, de qualidade de passe. Não é uma equipe estática, pragmática. Isso gera grau de dificuldade maior. Ela rompe linhas, ataca espaço, não é uma equipe pesada”, disse o treinador brasileiro sobre o inexpressivo adversário de logo mais.

Adversária da seleção brasileira na terça-feira, a Argentina, ainda sem Messi, goleou o Iraque por 4 a 0, em Riad, na Arábia Saudita. Os gols foram Lautaro Martínez, Cervi, Pezella e Roberto Pereira.

Arábia Saudita: Owais, Mowalad, Hawsawi, Bulayhi e Shahrany; Kanoo, Muwallad, Shehri, Mogalwi e Dawsa; Camara. Brasil: Ederson, Fabinho, Marquinhos, Pablo e Alex Sandro; Casemiro; Fred, Renato Augusto, Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Juiz: Danny Makkelie (Holanda).