Datafolha: Marcelo Crivella lidera intenção de voto para Prefeitura do Rio

Pesquisa realizada pelo Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9) mostra que Marcelo Crivella (PRB) continua liderando as intenções de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro. O senador também vence em três simulações de segundo turno com os candidatos mais bem colocados na sondagem do instituto.

Segundo o Datafolha, Crivella, que tinha em agosto 28% da preferência do eleitorado da capital fluminense, aparece agora com 29%. O deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) vem em segundo lugar, mantendo os 11% de intenção de voto registrados em agosto. A deputada federal Jandira Feghali (PcdoB), que tinha 7%, tem agora 8% da preferência. O deputado Pedro Paulo (PMDB) subiu de 5% para 8%. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Freixo, Jandira e Pedro Paulo estão tecnicamente empatados.

O deputado Índio da Costa (PSD) também subiu, de 4% para 6%. O deputado Flávio Bolsonaro (PSC) caiu na preferência do eleitorado, de 9% para 6%. Carlos Osório, do PSDB, foi de 3% para 4%, e Alessandro Molon (Rede) caiu de 2% para 1%.

Em simulação de segundo turno, Crivella venceria os três candidatos que estão na segunda colocação tecnicamente empatados. Em um cenário de disputa entre Crivella e Marcelo Freixo, o candidato do PRB tem 51% das intenções de voto contra 30% do candidato do Psol. Em uma disputa simulada com a deputada Jandira Feghali, Crivella vence por 50% a 29%. O senador do PRB amplia a vantagem em cenário simulado com Flávio Bolsonaro, derrotando o deputado do PSC por 54% a 21%. 

O instituto de pesquisa testou a rejeição a cada um dos candidatos. Pedro Paulo é o candidato mais rejeitado, com 28%, seguido por Flávio Bolsonaro (27%), Jandira Feghali (23%), Marcelo Crivella (22%), Índio da Costa (14%), Marcelo Freixo (15%), Cyro Garcia (16%), Osório (14%) e Molon (12%).