'NYT': "Esqueça os impostos. Verdadeiro problema é sistema de saúde", diz Warren Buffett 

Jornal norte-americano repercute fala do investidor e filantropo americano

Matéria publicada nesta terça-feira (9) pelo jornal norte-americano The New York Times, repercute algumas análises de Warren E. Buffett, presidente e diretor executivo da Berkshire Hathaway, durante reunião anual da empresa, conhecida como "Woodstock dos capitalistas".

"O sistema tributário não está prejudicando nossos negócios em todo o mundo", afirmou Buffet.

De acordo com a reportagem Buffett, um democrata que apoiou publicamente a fracassada candidatura de Hillary Clinton à Casa Branca, acresceu que o impacto de impostos mais baixos para empresas não se traduzirá em lucros maiores para todas as dezenas de negócios que integram a Berkshire.

Times conta que o investidor Buffett, em uma observação notavelmente franca e pontual, implicitamente repreendeu seus principais colegas executivos, que têm feito lobby junto ao governo Trump e aos legisladores de Washington para baixar os impostos corporativos.

O diário afirma que Buffett disse, um espectro muito mais sinistro do que os impostos corporativos está se aproximando das empresas americanas: os custos dos cuidados de saúde. E os principais executivos que buscam alívio de suas contas atavrés de impostos seria inteligente voltar sua atenção para esses custos, que são grandes o suficiente para engolir seus lucros.

O plano do presidente americano Donald Trump de reduzir a carga de impostos de empresas para 15% seria benéfica para a lucratividade da Berkshire Hathaway Inc., administradora de investimentos de Warren Buffett, mas não mudará fundamentalmente os negócios por ela operados, disse o bilionário.

> > The New York Times