ASSINE
search button

'Il Sole 24 Ore': Itália pede 20 bi euros para socorrer bancos endividados

Governo solicitou permissão parlamentar para emissão de dívida adicional

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (20) pelo jornal italiano Il Sole 24 Ore conta que o governo italiano requisitou permissão parlamentar para emitir até 20 bilhões de euros em dívida adicional, preparando terreno para uma possível para ajudar vários bancos em dificuldade no país, entre eles o Banca Monte dei Paschi di Siena. 

Segundo a reportagem o gabinete aprovou a medida no fim da segunda-feira (19). De acordo com o governo, a requisição foi uma medida de "precaução", no momento em que o Monte dei Paschi lança esforço de última hora para levantar 5 bilhões de euros em capital de investidores privados e evitar um resgate do governo.

> > Il Sole 24 Ore Government to create €20 bn safety net for ailing banking sector

O diário italiano acrescentou que o banco necessita levantar mais capital como parte de uma grande limpeza em seu balanço alinhada com o Banco Central Europeu (BCE). Caso não consiga fazê-lo, o governo italiano pode intervir e ajudá-lo com um pacote, possivelmente já na sexta-feira (23).

O ministro da Economia, Pier Carlo Padoan, afirmou em entrevista coletiva na segunda-feira (19) que 20 bilhões de euros em novos fundos iriam, se utilizados, aumentar a dívida nacional da Itália. Caso o governo necessite ajudar o Monte dei Paschi, poderia também decidir por injeções de capital em vários outros bancos com dificuldades.