'Voice of America': Michel Temer e Mauricio Macri se encontram na Argentina

Matéria publicada nesta terça-feira (4) pelo Voice of America conta que os presidentes do Brasil e da Argentina, Michel Temer e Mauricio Macri, se encontraram na Argentina, em reunião que serviu para debater o futuro das relações dos dois países agora que Temer é oficialmente o presidente do Brasil. Logo após, concederam entrevista coletiva pedindo uma flexibilização do Mercosul.

> > Brazil, Argentina Presidents to Work to Strengthen Mercosur Trade Bloc

De acordo com a reportagem os políticos consideram que o Mercosul precisa conceder mais autonomia aos seus países-membrs em questões econômicas. Para eles, isso traria um “fortalecimento do Mercosul.” Eles desejam avançar um tratado de livre-comércio com a União Europeia, algo que está sendo debatido há quase uma década.

"Este é o desafio, acreditar no que podemos fazer e construir se nos integrarmos. É vencer os medos. Sinto que desde 1991 (ano de fundação do bloco) até aqui tivemos muitos avanços, em outros momentos, retrocessos. Mas agora percebemos que o mundo tem uma enorme atração sobre o Mercosul", disse Mauricio Macri.

Voice of America destaca que o presidente argentino afirmou também: “Acreditamos que o caminho para nos integrarmos ao mundo é a partir do Mercosul, é uma grande possibilidade que se abre para nós. Esta proximidade geográfica, esta longa relação cultural, afetiva que tivemos tem que nos ajudar a nos preparamos melhor para essa integração com o mundo.”