Matéria publicada nesta terça-feira (13) pelo The Wall Street Journal conta que a JBS SA substituiu seus dois principais executivos, em uma iniciativa para garantir a investidores que as investigações envolvendo uma empresa ligada à processadora brasileira de carnes não prejudicarão suas operações. Em um comunicado divulgado nesta terça-feira(13), a JBS afirmou que José Batista Júnior vai substituir interinamente seu irmão, Wesley Batista, no cargo de diretor-presidente, e que o pai deles e fundador da empresa, José Batista Sobrinho, vai ocupar o lugar do seu outro filho, Joesley Batista, na presidência do conselho de administração.
A reportagem do Journal lembra que na semana passada, Wesley a Joesley Batista foram proibidos por uma ordem judicial de exercerem suas funções tanto na JBS quanto na sua controladora, a J&F Investimentos SA, holding de investimento da família, enquanto a polícia investiga alegações de fraude na fabricante de celulose Eldorado Brasil Celulose SA, outra empresa do grupo. A JBS não é o alvo da investigação, que é parte da Operação Greenfield. A JBS afirmou na terça-feira que Joesley e Wesley vão recorrer da ordem judicial. Um porta-voz da J&F negou que os irmãos e Eldorado tenham cometido qualquer irregularidade.
> > The Wall Street Journal Brazil’s JBS Names José Batista Júnior Interim CEO
O jornal norte-americano fala que as ações da JBS caíram cerca de 1% no início do pregão desta terça (13) na BM&FBovespa, uma queda menor que o recuo de 1,4% que o índice IBovespa apresentava por volta da mesma hora. Lançada na semana passada, a Operação Greenfield é uma gigantesca investigação sobre 100 empresas e pessoas que tem como objetivo descobrir se os recursos de quatro fundos de pensão foram usados irregularmente para comprar participações em companhias brasileiras, inclusive na Eldorado, por valores excessivos.