ASSINE
search button

Federal Reserve pode subir juros ainda em 2015

Compartilhar

Nesta quinta-feira (24), Janet Yellen, a presidente do Federal Reserve, o banco central dos EUA, indicou que é possível que o banco eleve a taxa básica de juros do país ainda este ano.

Em um discurso na Universidade de Massachusetts Amherst, Yellen afirmou que espera a inflação de volta a casa dos 2% nos próximos anos. "A maioria dos participantes do FOMC, incluindo eu mesma, acredita que vamos alcançar essas condições e isto provavelmente implicará em um aumento inicial na taxa de fundos federais ainda este ano, seguindo em um ritmo gradual de aperto depois disso", disse a presidente.

Yellen avaliou que o adiamento do aumento dos juros poderia levar a movimentos abruptos no mercado. Ela reforçou a posição do Fed de que o momento da primeira elevação importa menos do que fazer os movimentos seguintes gradualmente. "A estratégia mais prudente é começar a apertar em tempo hábil e em um ritmo gradual", disse.

O discurso veio uma semana após o Comitê de Política Monetária (FOMC) do Federal Reserve decidir manter sua meta de taxa de juros de curto prazo perto de zero.