ASSINE
search button

Em seminário, Renan Calheiros defende simplificação de tributos

Compartilhar

O presidente do Senado, Renan Calheiros, participou nesta terça-feira (18) da abertura do I Seminário Diálogos Estratégicos: A Reforma Tributária do PIS/Cofins, no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O encontro tem como objetivo discutir temas relacionados à economia, finanças e tributos.

Durante o seminário, os participantes fizeram um diagnóstico da atual forma de contribuição do PIS e da Cofins, além de discutir propostas para o aperfeiçoamento da incidência destes impostos. Na avaliação de Renan Calheiros, a atual situação do país exige um conjunto de medidas para garantir a retomada do crescimento. O presidente defendeu a simplificação de tributos. 

"A experiência mostra que a cobrança de tributos por regimes muito complexos presta grande desserviço ao setor produtivo. Por isso, o caminho é simplificar as estruturas, melhorando o seu funcionamento e agregando a vantagem de reduzir a sonegação. A agenda de simplificação tributária, com medidas responsáveis, certamente terá apoio no Congresso Nacional", disse Renan Calheiros.

>> Levy defende reforma do PIS/Cofins para reduzir custo das empresas

O presidente do Senado disse ainda que a inércia produtiva combinada com alta inflação é ambiente indesejável ao crescimento do país e à garantia do poder de compra das pessoas.

"O Congresso Nacional não faltará ao Brasil. Vamos debater com muita responsabilidade, serenidade e espírito público as propostas que verdadeiramente coloquem o país nos trilhos do desenvolvimento", afirmou Renan.