ASSINE
search button

Bolsas chinesas fecham em alta de 3,69%

Compartilhar

As bolsas chinesas fecharam em alta nesta terça-feira (4/8). No encerramento em Xangai, o índice Shanghai Composite ganhou 3,69%, aos 3.756,54 pontos enquanto o Índice SZSE Component avançou 4,52%. Os ganhos foram nos setores de Software e Serviços de informática, Viagens e Lazer e Tecnologia.

Para conter volatilidade nas bolsas, o governo chinês mudou regras para vendas a descoberto, quando os investidores vendem ações emprestadas com a expectativa de, posteriormente, recomprá-las a preços bem menores, embolsando, assim, a diferença.

Pelas novas regras, os vendedores a descoberto devem esperar pelo menos um dia para cobrir suas posições e pagar de volta empréstimos utilizados para a compra de ações. Pela norma anterior, os investidores podiam cobrir suas posições no mesmo dia, uma prática que, segundo Pequim, tende a "aumentar a volatilidade anormal dos preços das ações e a afetar a estabilidade do mercado".

As bolsas chinesas esperam que a nova orientação desencorajem as vendas a descoberto porque elas efetivamente forçam os investidores a manter suas apostas abertas, o que os deixa vulneráveis a quaisquer medidas de estímulos adotadas por Pequim antes do início dos negócios nos mercados acionários.