Irã apresentará novos contratos de petróleo a investidores estrangeiros

Encontro com empresas petrolíferas internacionais será realizado em dezembro, em Londres 

O governo do Irã anunciou que fará um evento em Londres sobre o setor de petróleo e gás, entre 14 e 16 de dezembro, no qual altos funcionários vão apresentar novos contratos para as empresas petrolíferas internacionais que querem trabalhar no país.

O encontro vai contar com a participação de autoridades iranianas, como o chefe da nova comissão de contratos, Mehdi Hosseini, e pelo diretor executivo da National Iranian Oil, Roknodin Javadi.

O Irã e as potências mundiais do P5+1 (EUA, China, Reino Unido, Alemanha, França e Rússia) fecharam um acordo histórico no dia 14 de julho, para a retirada progressiva das sanções contra Teerã em troca de barreiras ao programa nuclear iraniano. A negociação abriu caminho para que as empresas de energia ocidentais voltem a operar campos de petróleo e gás da República Islâmica.

O estabelecimento de novos contratos de petróleo no Irã é muito aguardado. Atualmente, as empresas ocidentais são proibidos sob a lei iraniana de possuir reservas de petróleo.

Autoridades iranianas disseram ao Wall Street Journal que estão dispostas a oferecer contratos de prazo mais longo e rentabilidade para as empresas internacionais de petróleo e gás, mas que esperam parcerias substantivas com empresas iranianas.