ASSINE
search button

Câmbio tende a se estabilizar e inflação, a cair em 2016, diz Nelson Barbosa

Compartilhar

Nesta segunda-feira (27), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que o câmbio deve se estabilizar, apesar de o dólar ter apresentado alta por quatro dias seguidos. "Neste momento é natural que os preços flutuem. Para isso, nós temos o sistema de câmbio flutuante. Temos confiança que os mercados vão se ajustar a esse novo cenário e a taxa de câmbio tende a se estabilizar. Em qual patamar ela vai se estabilizar, é o mercado que determina. Nós optamos já há muito tempo a trabalhar com o sistema de câmbio flutuante", afirmou o ministro.

A entrevista foi concedida após a reunião de coordenação política que acontece entre a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, e ministros às segundas-feiras.

Barbosa afirmou que um dos temas debatidos no encontro foi a revisão da meta de superávit fiscal, de 1,2% para 0,15% do PIB em 2015, anunciada na semana passada. Ele comentou ainda a flutuação do mercado diante dos anúncios do governo.

"Os mercados estão fazendo o que os mercados fazem. Eles flutuam diante de novas informações, não só no Brasil, como no resto do mundo", disse.