Faetec:  mais de 211 mil vagas de qualificação oferecidas este ano 

O Governo do Estado já ofertou mais de 211 mil vagas em cursos de qualificação profissional este ano. As capacitações oferecidas pela Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, atendem às modalidades Técnico, Superior e Formação Inicial e Continuada (FIC). Somente no Ensino Técnico foram disponibilizadas, no primeiro semestre, 7.387 oportunidades. Para os próximos seis meses, mais 3.462 vagas já foram preenchidas, totalizando quase 11 mil contemplados.

Os cursos técnicos são oferecidos a pessoas com Ensino Médio completo e têm duração média de dois anos. As vagas atendem a demanda de profissionais de diversos setores como Administração; Agenciamento de Viagens; Análises Clínicas; Contabilidade; Construção Naval; Edificações; Enfermagem; Eletrônica; Eletrotécnica; Eletromecânica; Eventos; Gerência em Saúde; Guia de Turismo; Hospedagem; Informática; Logística; Maquinas Navais; Mecânica; Meio Ambiente; Química; Segurança do Trabalho; Produção de Áudio e Vídeo; Telecomunicações; Marketing; Publicidade; e Dança.

- Os cursos de qualificação profissional são capazes de transformar a vida das pessoas. É a chance do cidadão conseguir uma vaga no mercado de trabalho ou de progredir em sua carreira. Além disso, ao proporcionar uma formação melhor para o trabalhador, o Estado está se credenciando a receber novos investimentos e empresas. Contribuímos para a formação de mão de obra qualificada - afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Hotelaria está entre as opções

Com 200 mil vagas ofertadas este ano, os cursos de qualificação profissional têm duração de 10 e 20 semanas. A capacitação atende às áreas de Serviço, Construção Civil, Naval, Turismo, Gastronomia e Hotelaria. As vagas são preenchidas por meio de sorteios e essas oportunidades são oferecidas quatro vezes ao ano. 

Os candidatos aos cursos de qualificação profissional precisam ter o Ensino Fundamental completo e idade mínima entre 14 e 18 anos.  Os interessados podem se inscrever em até dois cursos diferentes, sendo que uma das opções deverá ser Informática ou Idiomas.

A Faetec também disponibiliza vagas na Graduação Tecnológica. Os cursos de Educação Superior duram de 2 a 3 anos, e licenciatura, 4 anos. Entre as formações oferecidas estão Tecnologia em Processos Gerenciais; Tecnologia da Informação e Comunicação; Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Gestão Ambiental; e Licenciatura em Pedagogia. Em 2015, foram abertas 572 vagas no primeiro semestre e 515 oportunidades no segundo semestre.

Com ampla oferta de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita de qualidade, a Faetec está em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 51 cidades contam com a presença da fundação por meio de oportunidades em diversos segmentos de ensino.