ASSINE
search button

Grécia: Decisões devem ser tomadas amanhã, diz presidente do Eurogrupo

Segundo Jornal El País, credores elogiaram proposta grega

Compartilhar

Os ministros das Finanças da zona do euro deverão no sábado tomar uma "decisão importante" sobre a Grécia, declarou nesta sexta-feira (10/7) o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, na sequência da apresentação por Atenas de uma lista final de reformas em vista de seu resgate financeiro.

"De um modo ou de outro, é uma decisão importante que devemos tomar amanhã, assim devemos fazê-lo com cuidado", disse à imprensa nesta sexta de manhã.

A Grécia se comprometeu na quinta-feira, em um documento enviado algumas horas antes de expirar um ultimato, a retomar a maior parte das propostas dos credores, para convencê-los a retomar a sua ajuda e evitar uma saída do país da zona do euro.

As propostas serão apresentadas sábado aos ministros das Finanças da zona do euro, antes de uma cúpula de emergência dos 28 países da União Europeia convocada domingo, em Bruxelas.

Elas serão "estudadas" nesta sexta-feira pelos credores (Comissão Europeia, BCE e FMI), que devem emitir um "julgamento" à noite, indicou Dijsselbloem, que também é ministro das Finanças da Holanda.

Ele indicou que esperaria o julgamento das instituições antes de se pronunciar.

Primeira reações em Bruxelas à proposta

As primeiras reações em Bruxelas e nas capitais europeias para os detalhes da proposta apresentada pela Grécia para um resgate de 53.500 milhões de euros nos próximos três anos são encorajadoras. Segundo o jornal espanhol El País os líderes reunidos nesta manhã qualificaram as propostas como "meticulosa"; "séria e crível"; "boa base para a discussão"; "positivo".

O chefe do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que o plano grego é afinal um "texto detalhado", "cuidado", mas disse que um "amplo apoio na Grécia para dar credibilidade" seria necessário. "Ainda precisamos considerar cuidadosamente se a proposta é boa e se os números se somam", disse o holandês, que em alguns capítulos da saga grega tem ferozmente defendido os interesses dos credores.

As instituições anteriormente conhecidas como troika estudam nesta sexta-feira (10/9) a proposta e enviarão a análise esta noite aos ministros de Finanças da zona do euro. O Eurogrupo se reúne nesta sábado (11/7). Se for aprovado,  poderá não ser realizada a reunião de chefes de estado e de governo do euro no próximo domingo.

França foi talvez o país que empurrou ambos os lados para chegar a um acordo. O presidente francês, François Hollande, descreveu a proposta como "séria e crível". "Isso mostra a determinação da Grécia de permanecer na zona do euro", acrescentou Hollande. Além disso, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, mostrou que está confiante de que o acordo poderia ser alcançado neste sábado e que a reunião de domingo seria desnecessária.

A nota cética foi a do partido da chanceler Angela Merkel, embora seus parceiros no governo, o SPD social-democratas, tenham manifestado a opinião de que  a proposta é "séria". Berlim considerou positivo que o Governo de Alexis Tsipras cumpriu desta vez os prazos e apresentou a tempo a proposta, informa Luis Doncel de Berlim.