ASSINE
search button

Frigoríficos de MG podem se beneficiar com reabertura do mercado chinês para carne bovina

Compartilhar

Cinco frigoríficos mineiros de carne bovina serão auditados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no próximo mês, em procedimento que vai verificar se cumprem as exigências e estão habilitados para exportar para a China. A medida já é reflexo do acordo assinado entre Brasil e o país asiático, que determinou o fim do embargo chinês à importação da carne bovina brasileira, anunciada nessa terça-feira (19/5), pelo governo federal.

A China tem o maior contingente populacional do mundo e o acesso a esse público consumidor vai garantir a expansão de um mercado estratégico para Minas. “O consumo de proteína animal entre os chineses vem crescendo na última década, com a melhoria do poder aquisitivo da população e a urbanização. Para se ter uma ideia, no período de 2004 a 2014, a variação do consumo doméstico de carne bovina cresceu cerca de 25%, passando de 5,6 milhões para 6,9 milhões de toneladas”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho.

Minas possui o segundo maior rebanho nacional, com aproximadamente 24 milhões de cabeças e responde por mais de 9% dos 33,9 milhões de abates realizados sob inspeção municipal, estadual e federal. Na avaliação do secretário João Cruz, é uma oportunidade para que os pecuaristas mineiros invistam em tecnologias e melhorem a eficiência zootécnica do rebanho, garantindo novos mercados e renda.

Em 2014, as exportações brasileiras de carne bovina geraram receitas da ordem de US$ 17,4 bilhões. A expectativa é de que a reabertura do mercado chinês, considerado estratégico para a pecuária nacional, movimente em torno de US$ 4,5 bilhões por ano com a venda de carnes, o que representa acréscimo de aproximadamente 26%.

O embargo do país asiático à carne bovina brasileira estava vigente desde 2012, em razão da descoberta, em território brasileiro, de um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), a doença da vaca louca.