ASSINE
search button

Portugal Telecom é alvo de acusações de fraude qualificada

Polícia faz buscas na sede da empresa, em Lisboa, por causa do empréstimo à Rioforte

Compartilhar

A Polícia Judiciária de Portugal realiza buscas na sede da Portugal Telecom (PT), em Lisboa, no âmbito de um inquérito sobre suspeitas de fraude qualificada, relacionadas com o investimento feito na Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo, onde a PT investiu 897 milhões de euros. Alguns meses antes, a Rioforte e a família Espírito Santo pedirem insolvência.

O default levou à demissão do presidente-executivo da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, em agosto do ano passado. A Portugal Telecom disse na época que seu conselho nunca tinha aprovado ou discutido qualquer investimento em dívida emitida pela Rioforte.

A Rioforte deu calote no pagamento de empréstimos, o que levou a uma revisão dos termos de fusão entre a Portugal Telecom com a Oi, deixando a Portugal Telecom com uma participação menor na empresa nova combinada.

O presidente-executivo da Oi, Zeinal Bava, que foi o ex-chefe da Portugal Telecom, também renunciou a seu posto na Oi após o default. A fusão está efetivamente sendo desfeita, já que a Oi está vendendo ativos de telecomunicações da Portugal Telecom ao grupo de telecomunicações Altice.

O jornal econômico português "Negócios" informou nesta terça-feira que as buscas também estão sendo realizadas na sede da PricewaterhouseCoopers.