O Instituto de Estatísticas Italiano (Istat) divulgou relatório nesta segunda-feira (03) prevendo que a Itália sairá da recessão em 2015. Segundo o órgão, "a variação do Produto Interno Bruto (PIB) voltará lentamente a ser positiva (+0,5%), fechando a longa recessão do triênio precedente".
Porém, o Istat ressalta que a saída da crise será "gradual".
Além disso, o Instituto fez previsões para este ano e anunciou que o PIB do país cairá 0,3% em 2014. O valor está em linha com as previsões do governo italiano. Um dado positivo para a economia em 2014 será que, após três anos de reduções, haverá um aumento de 0,3% nas despesas familiares. De acordo com o Istat, esse crescimento se deve - em parte - pelas famílias estarem um pouco menos propensas a guardar dinheiro.
O Istat também analisou o impacto que as manobras do governo italiano, lideradas pelo primeiro-ministro, Matteo Renzi, terão sobre os números de 2014 e 2015. Segundo o órgão, o bônus de 80 euros para as famílias de baixa renda e os efeitos das demais medidas "terão um impacto positivo em 2014 e um efeito cumulativo nulo no biênio sucessivo".
A Itália enfrenta uma crise econômica há mais de sete anos e vê o aumento na quantidade de pessoas vivendo em condições de pobreza. Dados do mesmo Istat, mostram que mais de 10 milhões de pessoas vivem nessa situação. (ANSA)