ASSINE
search button

BCs do Brasil e Uruguai assinam convênio para pagamento em moedas locais

Objetivo é facilitar e incrementar o comércio de bens e serviços entre os dois países

Compartilhar

Os bancos centrais do Brasil e do Uruguai assinaram nesta sexta-feira (31) o Convênio para estabelecer o Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML), com o objetivo de facilitar e incrementar o comércio de bens e serviços entre os dois países. O acordo foi firmado pelo presidente do BC uruguaio, Alberto Graña, e seu par no Brasil, Alexandre Antonio Tombini, durante a 28a. “Reunião de Presidentes de Bancos Centrais da América do Sul” realizada em Lima, Peru.

O SML permitirá aos importadores e exportadores brasileiros e uruguaios a realização de pagamentos e recebimentos em suas respectivas moedas, dispensando o contrato de câmbio. Também será possível a utilização do sistema para o pagamento de aposentadorias e pensões, bem como para remessas de pequeno valor.

O mecanismo pretende aumentar o nível de acesso dos pequenos e médios agentes, aprofundar o mercado Real / Peso Uruguaio e reduzir custos de transações. O SML, cuja utilização é voluntária, caracteriza-se por interligar os sistemas de pagamentos locais, tornando as transferências internacionais mais eficientes. 

De acordo com nota divulgada à imprensa pelo BC brasileiro, "o SML-Uruguai apresenta muitas similaridades com o Sistema em operação com a Argentina, mas inclui avanços decorrentes da experiência adquirida ao longo dos anos, destacando-se a possibilidade de os agentes brasileiros não apenas exportarem, mas também importarem, em reais e a inclusão de serviços não relacionados ao comércio de bens". "Atualmente estão sendo realizados testes de informática e o início das operações com o Uruguai está previsto para dezembro de 2014."