ASSINE
search button

Emmanuel Macron é o novo ministro de Economia da França

Compartilhar

Ex-secretário-geral de assuntos econômicos do Palácio do Eliseu, Emmanuel Macron foi nomeado nesta terça-feira (26) novo ministro da Economia, Indústria e Tecnologia da França.    

Aos 37 anos de idade, Macron é graduado pela prestigiosa Escola Pública de Administração (ENA, na sigla em francês) e um dos principais defensores do presidente do país, François Hollande. Macron substituirá Arnaud Montebourg, que anunciou ontem (25) sua renúncia ao Ministério, após declarações polêmicas contrárias à política econômica do país e da União Europeia (UE), além de críticas à chanceler alemã, Angela Merkel. 

Em solidariedade, a ministra da Cultura, Aurelie Filippetti, e o da Educação, Benoit Hamon, também deixaram seus postos, abrindo uma crise no governo que levou Hollande a convocar o primeiro-ministro, Manuel Valls, a formar um novo gabinete. 

Em substituição, Najat Vallaud-Belkacem, de 36 anos, será a nova ministra da Educação. Ela entra para a história como a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela já foi ministra das Mulheres, dos Jovens e do Esporte. A pasta da Cultura, por sua vez, será preenchida por Fleur Pellerin, de 41 anos, nascida em Seul, mas adotada por um casal de franceses. Ela já foi subsecretária de Comércio Exterior.