ASSINE
search button

Produção agropecuária é destaque no PIB do primeiro trimestre

Compartilhar

A agropecuária teve crescimento de 3,6% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior, sendo o setor produtivo com maior destaque na economia brasileira no período. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado pode ser explicado pela produção maior de soja, arroz e algodão no período.

A soja, mesmo com perda de produtividade devido à estiagem, deve fechar o ano com crescimento de 6,3% na produção. O arroz e o algodão também devem registrar aumento de produção.

Outros setores da economia que se destacaram foram a produção e distribuição de eletricidade, gás e água (1,4%), intermediação financeira, previdência complementar e serviços relacionados (1,2%), atividades imobiliárias e aluguel (0,9%), transporte, armazenagem e correio (0,8%) e indústria extrativa mineral (0,5%).

Por outro lado, tiveram queda setores como os serviços de informação (-5,2%), construção civil (-2,3%), indústria da transformação (-0,8%) e outros serviços (-0,7%).