O principal índice acionário da BM&FBovespa, o Ibovespa, fechou o pregão desta quarta-feira em alta, em dia de vencimento de derivados. Com isso, o pregão nacional registrou valorização de 0,58%, aos 50.895 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 11.802 bilhões.
Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da LLX LOG (ON), que avançaram 18,60%, e da GAFISA (ON), que apresentaram alta de 9,62%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da OI (ON), que recuaram 7,10%, e da OI (PN), que apresentaram revés de 5,61%.
Na agenda de indicadores internos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que em junho, o comércio varejista do país registrou crescimento de 0,5% no volume de vendas e de 0,9% para a receita nominal, ambas as variações com relação ao mês anterior, ajustadas sazonalmente.
Na Europa, as bolsas fecharam de lado nesta quarta-feira, com o FTSE 100 de Londres em queda de 0,37% a 6.587,43 pontos. Em Frankfurt, o DAX 30 subiu 0,27% a 8.438,12 pontos, enquanto o CAC 40, em Paris, teve alta de 0,53% a 4.114,2 pontos.
Nos Estados Unidos, o Índice de Preços ao Produtor (PPI, sigla em inglês) norte-americano recuou 0,0% em julho na comparação com o mês anterior. Com isso, os preços dos bens finais subiram 0,8% em junho e de 0,5% em maio.