BC: prévia do PIB tem crescimento de 1,6% em 2012

Resultado oficial do Produto Interno Bruto só será divulgado em 1º de março pelo IBGE

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou crescimento de 1,64% em 2012, sem ajuste sazonal. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pela autoridade monetária e busca antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do país, que só será divulgado oficialmente pelo IBGE no dia 1º de março. 

O crescimento do IBC-Br em 2012 ficou acima das previsões do mercado financeiro. Pesquisa do próprio BC com analistas dos bancos, que dá origem ao relatório de mercado, também conhecido como Focus, revela que o mercado estima uma alta de 0,95% para o PIB no último ano fechado.

Os dados trimestrais do IBC-Br mostram desaceleração do PIB no quarto trimestre do ano passado. Neste caso, a comparação foi feita após ajustes sazonais. No quatro trimestre de 2012, segundo a autoridade monetária, o IBC-Br avançou 0,62%, valor que ficou abaixo da expansão de 1,12% do terceiro trimestre do ano passado. No primeiro trimestre de 2012, o crescimento foi de 0,29% e, no segundo trimestre do ano passado, atingiu 0,58%

O resultado do IBC-Br indica que o nível de atividade econômica frustrou o governo em todo ano passado. No fim de 2011, o Ministério da Fazenda estimava que o crescimento da economia brasileira seria superior a 4% em 2012.