Cresce número de consumidores que procuraram por crédito em agosto

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que procurou crédito em agosto foi 3,1% superior à verificada em julho. Com isso, foi a segunda alta mensal consecutiva deste indicador, construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. Em registrou-se crescimento de 8,0% frente a junho.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado (agosto), houve recuo de 2,7% na demanda do consumidor por crédito. No acumulado de janeiro a agosto de 2012, a demanda do consumidor por crédito foi 5,6% inferior ao acumulado nos oito primeiros meses de 2011.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o consumidor está demonstrando maior disposição em buscar crédito neste segundo semestre, aproveitando as taxas de juros mais reduzidas. Por outro lado, os primeiros sinais de recuo da inadimplência reabrem as portas do crédito para aqueles consumidores que estavam com dívidas em atraso e conseguiram regularizar a sua situação.