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Em comunicado, Tim alega surpresa com suspensão da Anatel

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Após a suspensão da venda de novos serviços em 19 unidades da federação, imposta pela Anatel, a Tim divulgou comunicado no qual diz ter recebido com surpresa a medida “tão extremada” da agência. Segundo a operadora, o impedimento foi desproporcional. A medida entra em vigor na próxima segunda-feira (23).

A assessoria de imprensa da empresa não confirmou quando haverá a reunião entre Tim e Anatel para que a operadora possa apresentar um plano de melhorias de seus serviços.  

>> Leia na íntegra o comunicado da Tim:

“A TIM Participações S.A. (“Companhia”) (BOVESPA: TIMP3; e NYSE: TSU), vem informar aos mais de 68 milhões de clientes, aos seus cerca de 11.000 colaboradores, aos seus acionistas, e ao público em geral que recebeu com bastante surpresa a medida tão extrema adotada pela Anatel, que de forma desproporcional bloqueou a venda de novas linhas em 19 estados.

Medida Extrema e Anti-Competitiva

A decisão foi aparentemente baseada em dados e indicadores diferentes daqueles usualmente estabelecidos pela própria Anatel para acompanhar o desempenho da rede. A medida apresentada levou em conta, por exemplo, a diferença percentual em cada estado entre a pior operadora e a média das demais nas reclamações ao call center da Anatel, medição até então desconhecida e que não reflete necessariamente a qualidade da rede.

A TIM se tornou em 2011 a segunda maior operadora de telefonia móvel do país, como resultado de inovação, investimentos em rede e ampla aceitação dos seus serviços por seus clientes. A TIM é a única operadora hoje do mercado que vende seus aparelhos desbloqueados e sem multa de fidelização. Por isto, hoje o único elemento que mantém o cliente com a TIM é a satisfação com a operadora. Tal medida desproporcional da Anatel certamente afetará a competição no setor de telecomunicações no País.

Indicadores da Anatel

A Anatel monitora mensalmente a qualidade de rede das operadoras móveis, através de indicadores de qualidade de serviço, inclusive de rede. Os gráficos abaixo demonstram os indicadores SMP de qualidade de rede medidos pela Anatel e comprovam que a TIM vem demonstrando posição de destaque. 

Já para o Índice de Desempenho no Atendimento da Anatel (IDA), que mede volume e prazo de atendimento das reclamações na Anatel, a TIM vem apresentando bons resultados. A Companhia assumiu a vice-liderança no índice no primeiro trimestre de 2012, estando cada vez mais próximo do primeiro lugar, reflexo da grande redução na taxa de reclamações (-36%). Comparando com o mesmo período 2011, a TIM foi a única operadora a apresentar redução na taxa de reclamações e crescimento na pontuação do IDA.

Compromisso TIM

A TIM reafirma que está desenvolvendo um conjunto de projetos de infraestrutura para seguir prestando serviços inovadores aos clientes, suportando o crescimento e capturando as oportunidades que o mercado brasileiro oferece.

O grande esforço do primeiro semestre de 2012 foi para os investimentos em infraestrutura de rede e a integração da rede móvel da TIM com a rede de fibra ótica da TIM Fiber. Em 2013, a previsão é que 80% das maiores cidades brasileiras estejam com nossas antenas conectadas via fibra ótica. Esse investimento melhorará a qualidade de transmissão de voz e dados de forma significativa.   A Companhia vem trabalhando na modernização de equipamentos, dobrando a velocidade da infraestrutura de acesso à internet móvel para 42 Mbps (HSPA+, etapa intermediária entre 3G e 4G). Hoje, em São Paulo, por exemplo, mais de 50% dos sites já foram modernizados para operar com essa tecnologia, que será levada para as principais cidades.

Nos últimos quatro anos, a Companhia investiu cerca de R$3 bilhões ao ano na melhoria de sua capacidade e expansão de rede, com destaque para a Rede Metropolitana, Cobertura, Backbone e Wi-Fi.

Diante do exposto, a TIM irá tomar todas as medidas necessárias para restabelecer o quanto antes a normalidade de suas atividades.”