Grande queda das ações da OGX surpreende analista gráfico

A grande novidade de ontem no Ibovespa foi a surpreendente baixa das ações da OGX, companhia de petróleo do bilionário Eike Batista, que teve uma queda de 25,33%. Segundo Eduardo Matsura, analista gráfico da corretora Souza Barros, o papel dessa empresa já operava com um movimento consistente de baixa, mas não dava para imaginar uma perda tão grande em um único dia. “As ações da OGX já estavam, no gráfico, em uma área de suporte no fim de março, rompida em abril, então existia um processo de queda”.

Para Matsura, a surpresa não foi a queda em si, mas o tamanho dela. “Apesar da queda enorme ter sido inesperada, não foi surpreendente que as ações tenham ido para baixo. Seria ainda mais inusitado se houvesse uma forte alta, voltando para a situação que estavam antes”. O analista diz que, do ponto de vista gráfico, fica difícil fazer alguma previsão em cima dessa situação.

Porém, Matsura ainda avalia que, para quem gosta de risco, as ações da petrolífera podem representar uma boa situação de compra, já que há a expectativa que esse papel recupere ao menos uma parte dessa baixa. “Mas é preciso ficar atento já que, na medida que haja uma recuperação, quem ainda quer sair busque uma oportunidade melhor para vender seus papéis”, conclui o analista.