No resultado consolidado do primeiro trimestre de 2012 da Light S.A., holding que atua nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, a Receita Líquida foi de R$ 1.766,8 milhões, 4,7% maior do que o valor verificado no mesmo período em 2011. O crescimento da receita foi registrado em todos os segmentos de negócios da companhia.
O EBITDA (lucro antes de impostos, depreciação e amortizações) atingiu R$ 434 milhões, em linha com o valor realizado em 2011. Sua margem no trimestre foi de 24,6%, comparada com os 25,8% do mesmo período do ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 140 milhões, 15,8% abaixo do valor realizado em 2011, com impacto das despesas financeiras decorrentes do maior nível de alavancagem para realização dos investimentos nos negócios da Companhia.
O índice de arrecadação (total arrecadado sobre faturado) neste primeiro trimestre foi de 95%, 1,0 p.p. maior que o registrado no mesmo período de 2011. Tal desempenho no trimestre possibilitou a redução da inadimplência para 2,3% nos últimos doze meses, uma melhoria de 0,4 p.p. em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos segmentos de Grandes Clientes e Poder Público, o índice de arrecadação continua com nível acima de 100%. Já no segmento de varejo houve um crescimento de 0,8 p.p. em relação aos três primeiros meses do ano passado.
O índice de perdas não técnicas (furto de energia) dos últimos doze meses foi de 41,3% sobre o mercado faturado de baixa tensão (segundo critério da Aneel), representando uma redução de 0,3 p.p. em relação a março de 2011 e um aumento de 0,9 p.p. em relação a dezembro de 2011, influenciado principalmente pela mudança de critério no tratamento de clientes inadimplentes, com impacto neutro no resultado financeiro da Companhia.
Principalmente em virtude da baixa temperatura média registrada no primeiro trimestre deste ano, o consumo total de energia na área de concessão da Light foi de 6.180 GWh, 1,8% menor do que o apresentado no mesmo período do ano passado. O segmento residencial, mais significativo no negócio da companhia, foi que apresentou maior redução de consumo; e o comercial registrou crescimento de 2,1%, atingindo 1.939 GWh.